Robô é personagem do Setembro Verde, no HUM

Equipe do CIHDOTT junto ao desenvolvedor do R1T1

A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), está engajada na campanha do Setembro Verde, mês dedicado à promoção de doações e transplantes de órgãos e tecidos. Esse ano, um personagem especial está participando da iniciativa, durante esta semana, em que se celebra o Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos, 27 de setembro.

A campanha do HUM, em 2018, conta com a presença da equipe CIHDOTT e um robô chamado R1T1. Eles estão passeando pelos setores do Hospital para conscientizar sobre doações e transplantes. Além disso, estão fazendo uma pequena investigação para descobrir o que as pessoas pensam sobre receber um transplante de órgãos e doar um órgão de seus entes queridos.

"Estamos mostrando aqui que a gente não trabalha com morte, mas sim com vida. Salvar vidas, isso que é o mais importante quando pensamos nos transplantes de órgãos", disse Rosane Almeida de Freitas, coordenadora da Comissão.

R1T1 - O robô foi desenvolvido por um empreendedor daqui de Maringá, o Antônio Henrique Dianin. Ele "nasceu" com o objetivo de ser uma tecnologia de telepresença, ou seja,  uma experiência imersiva ao usuário, já que possibilita reuniões em que participantes de diferentes locais podem interagir como se estivessem frente a frente, na mesma mesa de reunião, graças a câmeras de alta definição (HD). "Mas ele também pode ser um mediador entre o HUM e os usuários do Hospital, para discutir questões importantes", disse Dianin.

A Semana da Doação de Órgãos no HUM está bem movimentada. Além da realização de três cursos sobre doações de órgãos para a equipe do Hospital Universitário, há essa interação com os usuários e a presença de pessoas que receberam órgãos ou tecidos. "A ideia é criar a cultura da doação", concluiu Rosane Freitas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tomam posse novas diretoras do Hospital Universitário

Hospital divulga editais de credenciamento para diversas áreas

HUM terá mais 10 leitos obstétricos e deve dobrar número de partos realizados