Posse da nova diretoria lota auditório do HUM

A diretoria foi empossada pelo integrantes da reitoria da UEM
Foto: Antônio Carlos Locatelli/ASC


Os novos diretores do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) tomaram posse nesta manhã (18) e já estão trabalhando. Eles foram eleitos para gerir o Hospital, nos próximos três anos e meio. A solenidade ocorreu no Auditório do HUM, às 8 horas da manhã, e reuniu mais de 130 pessoas, entre autoridades da Universidade Estadual de Maringá (UEM), da área da saúde e da sociedade civil em geral.

A solenidade começou com um discurso do superintendente Vicente Kira. Ele estava deixando o cargo e, por isso, falou por todos aqueles que atuaram no período de transição: entre a posse da nova reitoria da UEM, em outubro de 2018, até a eleição, realizada no dia 11 de março. O médico disse que foram muitos os desafios, mas que, com o apoio dos servidores e da diretoria interina foi possível enfrentar todos eles. “Estamos jogando uma partida de futebol com oito jogadores em campo e sem reservas, mas estamos conseguindo fazer o melhor para nossa população”, definiu Kira. Ele recebeu das mãos do reitor da UEM, Júlio Damasceno, e do vice, Ricardo Silva, o título de Reconhecimento Profissional, que registra a alta competência do médico diante da superintendência nos últimos cinco meses.

A nova superintendente, Elisabete Mitiko Kobayshi, assina o termo de posse
Foto: Antônio Carlos Locatelli/ASC

Posse – Em seguida, a superintendente e sua equipe tomaram posse oficialmente, assinando o termo junto com o reitor, o vice, e o chefe de gabinete da Reitoria da UEM, José Antônio Martins. A diretora superintendente eleita é professora titular do Departamento de Medicina da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e ortopedista Elisabete Mitiko Kobayshi. Graduada em Medicina pela Universidade Estadual de Londrina, fez residência em Ortopedia e Traumatologia (HC-FMRP-USP), mestrado e doutorado em Ortopedia e Traumatologia (USP).

Além da doutora Elisabete, foram empossados: a diretora médica, Daniela Álvares da Silva Matsumoto; o diretor administrativo, Hermes de Souza Barboza; a diretora de Análises Clínicas e Farmácia Hospitalar, Solange Cardoso Martins; a diretora de Enfermagem, Viviane Guilherme Dourado; e a diretora do Hemocentro, Márcia Regina Momesso Neri Ferreira.

Em seu pronunciamento, a nova superintendente disse que todos sabem da importância do atendimento do HUM para a população do município de Maringá e região; da importância de um hospital 100% público no contexto da saúde do Estado; e do peso do HU para as políticas e programas de saúde do governo estadual e federal, além do contexto do nosso Hospital frente aos desafios do SUS. “Mas sabemos, também, da importância do HUM na formação direta de profissionais da saúde nos cursos de graduação e na pós-graduação. Por isso, prometemos que vamos estar perto dos nossos servidores, ouvindo cada um deles e vamos nos planejar para resgatarmos a nossa credibilidade interna e externa. Contamos com o governo do Estado para nos ajudar a colocar o HUM nos trilhos, valorizando nossa equipe e investindo nas obras e na nossa estrutura. E agradecemos a reitoria pela confiança e a ajuda para construirmos o HUM que queremos, forte no ensino, na pesquisa e na extensão”.

O discurso da doutora Elisabete foi seguido pelo do vice-reitor, que agradeceu à equipe que se propôs a enfrentar a administração do HUM. “Temos o desafio de reposicionar o Hospital dentro da rede de saúde e vamos trabalhar em conjunto com a nova equipe, que tem um profundo conhecimento da nossa estrutura, para melhorar a nossa Instituição e a assistência à população”, completou o professor Ricardo Silva.

O reitor Júlio Damasceno
Foto: Antônio Carlos Locatelli/ASC

Vitória – O reitor da UEM, Júlio Damasceno, iniciou o pronunciamento deixando clara a imensa alegria de trabalhar com uma nova equipe capacitada e motivada. Citou o nome de cada um dos diretores agradecendo o fato de que têm consciência de que os problemas são inúmeros, mas “é importante saber que esse grupo diferenciado aponta soluções de melhora, sabe que há estratégias para que o HUM avance. Não temos só notícias ruins, temos também coisas boas para revelar que a imprensa não noticia. Uma delas é que estivemos na Acim [Associação Comercial e Industrial de Maringá], onde recebemos o apoio muito importante de toda equipe. A entidade vai intermediar uma reivindicação junto ao governador para que os 50 milhões de reais repassados por decreto pela antiga governadora Cida Borghetti sejam efetivamente enviados à UEM e possam ser investidos em sua totalidade aqui. Boa parte destes recursos são para o HUM, para terminar o bloco cirúrgico, o bloco industrial e a nova ala de leitos. Enfim, a eleição passou, e agora, estamos todos do mesmo time. Como disse o doutor Kira, estamos jogando uma difícil partida de futebol, com oito jogadores em vez de onze, pois enfrentamos problemas de pessoal, também. Mas temos a confiança de que trabalhando juntos vamos vencer essa disputa, esse desafio”, concluiu o reitor.

Solenidade contou com mais de 130 pessoas
Foto: Antônio Carlos Locatelli/ASC

A solenidade de posse contou com a presença do deputado estadual do Carmo, que disse que estará sempre à disposição para ajudar o HUM e que tem um carinho especial pelo Hemocentro, onde a mãe dele trabalhou. Além do parlamentar, estiveram presentes o verador Carlos Mariucci; o diretor do Centro de Ciência da Saúde, Roberto Kenji Nakamura Cuman; da Pró-reitora de Extensão e Cultura, Débora Sant’Anna; de representantes dos diferentes departamentos da UEM; da pós-graduação em Enfermagem (PSE); do Conselho Regional de Medicina-PR; da 15ª Regional de Saúde; da Secretaria Municipal de Saúde; da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); da Santa Casa; do Complexo de Saúde Santa Rita; da Associação dos Amigos do HUM, entre outros autoridades e entidades.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Inscrições para Residência Multiprofissional no HUM iniciam na próxima semana

HUM terá mais 10 leitos obstétricos e deve dobrar número de partos realizados

Tomam posse novo diretor clínico e membros da comissão de ética médica do HUM