Projeto ECHO forma profissionais para a área de reumatologia

O professor Paulo Roberto Doandio abriu o evento
Foto: Ana Paula Machado Velho


Começaram, nesta quarta-feira (8), as atividades do Projeto ECHO (Extension for Community Healthcare Outcomes), que tem como foco a formação de profissionais na área de Reumatologia. O lançamento aconteceu no Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), com a presença do vice-reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Ricardo Dias Silva; da superintende do HUM, Elisabete Kobayashi; do coordenador do ambulatório de Reumatologia do Hospital, professor Paulo Roberto Donadio; e do coordenador do projeto na Universidade Federal do Paraná (UFPR), o doutor Sergio Kowalski.

O ECHO (https://echo.unm.edu/) é uma colaboração científica entre a Universidade do Novo México, dos Estados Unidos, a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a UEM e a Secretaria Municipal de Saúde de Maringá, com financiamento da Sociedade Brasileira de Reumatologia.
“O projeto se apresenta como uma alternativa para disseminar conhecimento médico com objetivo de aumentar a eficiência do sistema de saúde na área de reumatologia. A proposta é formar 14 médicos que atuam nas Unidades Básicas de Saúde. Por isso, criamos uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Maringá”, explica o doutor Donadio.

O professor Sérgio Kowalski
Foto: Ana Paula Machado Velho
O professor Sérgio Kowalski acrescentou que a metodologia de capacitação do ECHO, criada pela Universidade do Novo México, já é empregada em mais de 64 especialidades e 35 países. Na área de Reumatologia, a atividade no HUM é pioneira na América Latina e é muito importante, porque as doenças rematológicas são um problema grave para a saúde pública mundial. Dados da Organização Mundial de Saúde, trazidos por ele, mostram que essas patologias são a segunda causa de incapacitação de pessoas no mundo. Além disso, muitos recursos são gastos na compra de medicamentos para o tratamento destas doenças.


Por isso, o doutor Sérgio agradeceu ao município de Maringá por ter feito a parceira com o grupo. “A idéia é se possa formar profissionais mais assertivos no diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças reumáticas. Somos gratos ao HUM e a UEM, que nos permitiram usar essa estrutura, e ao secretário de saúde, que abriu esta oportunidade aos profissionais da atenção básica”, disse o médico. Ele pediu que sua fala fosse transmitida ao secretário Jair Biatto, que estava representado pela diretora de Planejamento da Secretaria de Saúde, Alessandra Guimarães.

Membros da diretoria do HUM com o vice-reitor, Ricardo Silva,
Foto: Ana Paula Machado Velho
A superintendente do HUM, Elisabete Kobayashi, disse que não vai “medir esforços para apoiar a iniciativa que é pioneira na área da Reumatologia”. O apoio foi reforçado pelo vice-reitor. Ricardo Silva lembrou que, mais uma vez, “as universidades colocam à disposição da comunidade médica e científica conhecimentos fundamentais para a melhoria da qualidade de vida da população”.

Dinâmica – O professor Sérgio explicou, ainda, que o ECHO se baseia na realização de web conferências. Até dezembro, o grupo vai se reunir presencialmente e a distância para discutir casos clínicos com profissionais da atenção primária. As web conferências ocorrerão todas as quartas-feiras, das 11 às 12 horas, com o apoio da equipe técnica do HUM, composta por José Roberto Garcia e Fábio Bertoli.

Neste primeiro encontro, participaram, além da equipe já mencionada, 14 profissionais do município; e o doutor Eduardo Paiva, da UFPR, à distância. Da UEM, estavam presentes a reumatologista Fernanda Maria Borghi; a diretora médica do HUM, Daniela Matsumoto; a diretora de Farmácia e Análises Clínicas do Hospital, Solange Martins; e o assessor de Ensino, Pesquisa e Extensão do HUM, Edson Arpini Miguel.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hospital tem vagas abertas para profissionais de saúde credenciados

Hospital divulga editais de credenciamento para diversas áreas

Tomam posse novas diretoras do Hospital Universitário