Sexta-feira (14) é Dia Mundial do Doador de Sangue



Nesta sexta-feira (14), comemora-se o Dia Mundial do Doador de Sangue. Essa data é uma oportunidade para agradecer aos doadores voluntários e não remunerados por esse presente que pode salvar vidas. O Hemocentro Regional de Maringá, uma diretoria do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), além de comemorar a data internacional, também está mobilizado por causa da campanha Junho Vermelho.

A iniciativa que ganhou o nome de Junho Vermelho foi criada por uma entidade do estado de São Paulo, chamada Eu Dou Sangue. Segundo a fundadora, Debi Aronis, a ideia veio depois de seu pai precisar de sangue em uma época de dias frios, quando os estoques estavam baixos nos hemocentros e hospitais.

Porém, o Dia Mundial do Doador de Sangue foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), para conscientizar as pessoas sobre a necessidade de se fazer doações regulares de sangue e garantir que as comunidades tenham acesso a produtos sanguíneos seguros.

Aliás, a questão da segurança do sangue distribuído é o tema da campanha deste 14 de junho de 2019, em nível mundial. Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), “é fundamental garantir transfusões seguras como elemento para alcançar a saúde universal”. As instituições estão divulgando o slogan “Sangue seguro para todos”.

“A campanha tem como objetivo engajar mais pessoas em todo o mundo a se tornarem doadoras regulares, o que é muito importante para se conseguir um suprimento de sangue seguro, que permita atender às necessidades de transfusão”, explicou a diretora do Hemocentro Regional de Maringá, Márcia Momesso.

Maringá - No ano passado, compareceram no Hemocentro de Maringá quase 15 mil candidatos à doação e quase 12 mil bolsas de sangue foram coletas efetivamente. Todas foram enviadas para instituições de Maringá e de outras cidades do Paraná para atender pacientes necessitados. “Além disso, produzimos outros 27.263 hemocomponentes, isto é, produtos derivados do sangue coletado, que também beneficiaram a população do nosso estado”, explicou Márcia Momesso.

Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e apresentar documento de identificação, emitido por órgão oficial. Para doação de primeira vez, o limite de idade é de 60 anos e jovens com 16 e 17 anos devem estar acompanhados de um responsável legal, que assinará um termo de consentimento.

O Hemocentro Regional de Maringá fica na Avenida Mandacaru, anexo ao Hospital Universitário. A equipe está esperando os voluntários de segunda a sexta-feira das 7 às 18h30 e, aos sábados, das 7 às 12h30. O telefone de contato é o 3011-9400.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hospital Universitário da UEM divulga vagas de credenciamento para diversas áreas

Hospital tem vagas abertas para profissionais de saúde credenciados

Hospital divulga editais de credenciamento para diversas áreas