Medicina faz Check-up Divertido em Sarandi



Domingo (30) foi dia de atendimento médico e brincadeiras para um grupo de 50 crianças de Sarandi, atendidas pela ONG Pescadores de Vidas. Alunos do curso de Medicina da Universidade Estadual de Maringá (UEM), que participam da IFMSA Brazil UEM – Federação Internacional dos Estudantes de Medicina (sigla em inglês), foram até a cidade vizinha promover o Check-up Divertido, uma estratégia para avaliar o estado de saúde de crianças e adolescentes de forma lúdica.

Segundo um dos organizadores do evento, Eduardo Nanni Calvo, a idéia foi de uma das coordenadoras da IFMSA Brazil UEM, Vitória Martins, que é voluntária da ONG e sabia da necessidade de intervenção junto ao público da Pescadores de Vidas. “Nós, então, reunimos um equipe e organizamos as atividades em grupos. Crianças de 3 até 10 anos. E adolescentes de 11 a 17 anos. A idéia era avaliar a saúde do pessoal, por meio do levantamento do peso, da altura e do índice de massa corporal, que chamamos de IMC. Mas organizamos essa ação de uma forma lúdica”, destacou o aluno do primeiro ano de Medicina da UEM.

“Para o grupo dos pequenos, até 10 anos, falamos de alimentação saudável e higiene pessoal, chamando atenção para as parasitoses, que sabemos que é um problema naquela comunidade. Fizemos brincadeiras de caça ao tesouro com elementos da pirâmide alimentar e, como prêmio para os participantes, oferecemos um livro, que escrevemos durante a disciplina multiprofissional de Saúde Integral, que reúne alunos dos diferentes cursos da área da Saúde da UEM”, explicou Isadora Martins Borba, também do primeiro ano de Medicina da Universidade de Maringá.

A colega de turma de Isadora, Carol Esli Seixas, foi responsável pela abordagem com o grupo de mais idade. “Primeiro, conversamos com os adolescentes sobre o uso de drogas, a ação delas no organismo e na vida social das pessoas. Depois fizemos o check-up com eles e terminamos nosso encontro falando sobre assédio sexual. Quisemos mostrar que o assédio vai mais longe do que o abuso em si, se apresenta por meio de palavras, comportamentos inadequados como olhares, por exemplo”, chamou atenção a caloura de Medicina. Ainda fez parte da equipe de organizadores do evento a aluna Adeline Kirst. O grupo teve apoio da Liga Acadêmica de Pediatria (Liped).


Informação - Participaram da ação outros quinze alunos de vários anos do curso de Medicina e o grupo foi supervisionado pela endocrinologista pediátrica Adrinana Balancieri. “É um privilégio poder participar de uma iniciativa que une alunos e comunidade. Isso é importante para as crianças e adolescentes atendidos, mas, também, fundamental para a formação dos profissionais de forma completa e humanizada”, declarou a médica que atua no curso de Medicina da UEM e no Ambulatório de Especialidades do HUM.

Segundo Carol Seixas, os dados levantados no Check-up Divertido serão sistematizados e vão ser repassados à ONG Pescadores de Vidas, para que sejam mostrados às famílias da garotada e possam ajudar a mudar hábitos alimentares e de higiene, caso necessário.

A ação em Sarandi foi encerrada com um brunch, uma mistura de café da manhã e lanche, que foi oferecido aos participantes do evento. O pessoal ainda foi presenteado com ursos de pelúcia, oferecidos por outro projeto dos alunos de Medicina da UEM, o Hospital do Ursinho, que tem o objetivo de aproximar profissionais e pacientes, diminuindo o receio que muitos têm de ir a uma consulta médica. 

“Foi uma experiência incrível. Criança e adolescente participaram ativamente das brincadeiras e dos debates. Teve até uma menina que disse que vai ser médica quando crescer. Isso é gratificante”, completou Isadora Borba.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Inscrições para Residência Multiprofissional no HUM iniciam na próxima semana

HUM terá mais 10 leitos obstétricos e deve dobrar número de partos realizados

Solenidade forma 19 médicos residentes do Hospital Universitário