Semana de Amamentação promove Mamaço, nesta quarta (7)

A coordenadora do Banco de Leite do HUM, enfermeira Christyna Beatriz Genovez
Foto: José Roberto Garcia

Os organizadores da XXIV Semana da Amamentação de Maringá, que foi aberta na sexta-feira (2), prepara os últimos detalhes do Mamaço e o II café com Leite Materno. Estas são as atividades que fecham o grande evento local, iniciativa que comemora a XXVII Semana Mundial da Amamentação, e têm o apoio do Banco de Leite Humano do Hospital Universitário Regional de Maringá (BLH/HUM).


A coordenadora do Banco de Leite, Christyna Beatriz Genovez, que também compõem o Comitê Municipal de Aleitamento Materno, promotor da Semana, participou de uma mesa-redonda, na abertura do evento, que ocorreu no Plenário da Câmara Municipal de Maringá, na tarde de sexta-feira (2), e teve a presença da chefe da Divisão de Atendimento do HUM, Meliana Gisleine de Paula, representando a superintendente do Hospital, Elisabete Mitiko Kobayashi. A coordenadora do BLH palestrou junto com a pediatra Cristina Herrera e a nutricionista Kátia Maria Cilli. Elas falaram sobre os diferentes aspectos do aleitamento, a partir da perspectiva do tema de 2019: Capacite os pais e permita a Amamentação, agora e no futuro.

“Todos os anos, uma aliança internacional determina um aspecto da amamentação que precisa ser trabalhado. Neste ano, a ideia é mostrar que sem o envolvimento da família como um todo, pai e mãe, a amamentação corre risco. Desta forma, as iniciativas das semanas em todo o mundo vão ser em torno de como envolver e ensinar aos pais o processo de amamentação”, explicou Bia.  

Segundo Bia, como a coordenadora é conhecida no HUM, as semanas são fundamentais para promover a amamentação, processo importante para o desenvolvimento adequado dos bebês. “O leite materno tem tudo que o bebê precisa. Por meio dele, a criança recebe os nutrientes necessários, entre outras coisas, como os lactobacilos que vão ajudar o intestino a funcionar corretamente;  e o que a gente chama de anticorpos, as defesas necessárias do organismo. Quando a própria mãe amamenta oferece ao bebê aquelas defesas que estão no entorno dela, do ambiente em que ela vive”, explica a enfermeira.

A chefe da Divisão de Atendimento do HUM, Meliana de Paula,
e a madrinha da Semana da Amamentação, Ariele Cristófono
Foto: José Roberto Garcia
Programação - Aqui em Maringá, a Semana será fechada com um mamaço. “A Obra do Berço vai ser palco de um momento de amamentação conjunta, o que batizamos de Mamaço, e, em seguida, vamos ouvir o depoimento da madrinha da Semana Maringaense de 2019, Ariele Cristófono, que é, inclusive, doadora do nosso Banco de Leite. Em seguida, haverá brincadeiras, sorteios e um coffee break. Vai ser bem divertido. A Obra do Berço fica na avenida Carlos Borges. A programação começa às 14 horas”, anunciou a coordenadora do BLH.

A promoção da Semana da Amamentação de Maringá é do Comitê de Aleitamento Materno, composto por representantes de várias instituições como o Banco de Leite do HUM, a Universidade Estadual de Maringá (UEM), outras universidades, entidades e profissionais que atuam nesta área, além da prefeitura do município.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Inscrições para Residência Multiprofissional no HUM iniciam na próxima semana

HUM terá mais 10 leitos obstétricos e deve dobrar número de partos realizados

Solenidade forma 19 médicos residentes do Hospital Universitário