Evento sobre doação de órgãos e tecidos homenageia profissionais e famílias



Está marcado para o dia 26 de setembro, um evento que tem como objetivo homenagear a ação de profissionais e familiares envolvidos nos processos de doação de órgãos e tecidos. A iniciativa é da Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (Cihdott), do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM).

Segundo a coordenadora da Cihdott, a enfermeira Rosane Almeida de Freitas, em 27 de setembro, é comemorado o Dia Nacional do Doador de Órgãos e Tecidos. Por isso, a Comissão do HUM vai realizar diversas atividades externas e internas, para marcar o chamado Setembro Verde.

No dia 7, a equipe do HUM vai participar do Desfile Cívico do Dia da Pátria, organizado pelo município de Maringá. O grupo vai distribuir folderes sobre doação de órgãos e tecidos e conversar com a população acerca deste processo. A atuação será em conjunto com a Organização de Procura de Órgãos, da 15ª Regional de Saúde, órgão diretamente ligado à Central Estadual de Transplantes.

No dia 26, o grupo vai participar do Ciclo de Palestras Sobre Ética e Bioética, da Uningá. “A atividade é dirigida a alunos do curso de Medicina. Vamos falar especificamente sobre a questão da doação e dos transplantes”, explicou a coordenadora da Cihdott.

HUM – No Hospital Universitário, a programação prevê ações educativas junto aos profissionais da saúde. “Vamos conversar com os servidores sobre determinação de morte encefálica, manutenção de potenciais doadores e doação de órgãos. Além disso, vamos realizar enquetes pelos corredores do HUM para esclarecermos as dúvidas dos nossos usuários sobre esse tema. Isso é importante porque poderemos detectar quais as informações ainda precisam ser trabalhadas para desmistificar muitos detalhes que cercam a doação de órgãos e tecidos. Conhecendo as dúvidas, podemos realizar ações educativas mais focadas. Além disso, haverá um Ciclo de Palestras, sobre o processo de doação e acolhimento familiar”, explicou Rosane de Freitas (foto o lado).

Mas o ponto alto do mês será a homenagem aos familiares e profissionais envolvidos nos processos de captação do HUM. A festa promete surpresas. Segundo a coordenadora da Cihdott, “é preciso valorizar serviços como do Instituto Médico Legal, que agiliza a liberação de doadores, amenizando o sofrimento das famílias pela demora; da equipe da Delegacia de Maringá, que, muitas vezes, precisa vir ao Hospital para identificar pacientes; da Promotoria que autoriza as doações; além do SAMU, que auxilia no transporte dos órgãos”, explicou a enfermeira. Rosane de Freitas acrescentou, no entanto, que “apesar de tudo, são as famílias que determinam o sucesso das nossas ações”, concluiu.

A homenagem aos profissionais e familiares está marcada para começar às 8h30, do dia 26 de setembro, no Auditório do HUM.    

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hospital divulga editais de credenciamento para diversas áreas

Tomam posse novas diretoras do Hospital Universitário

Solenidade forma 19 médicos residentes do Hospital Universitário