Hospital do Ursinho e oficina de “dedoches” são destaque na Semana das Crianças



A programação da Semana das Crianças do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) teve como parceiras, nesta sexta-feira (11), à tarde, um grupo de voluntárias da comunidade, que trouxe para a garotada a experiência de montar bonecos para contar histórias. Elas atuaram em paralelo aos alunos de Medicina da Universidade Estadual de Maringá (UEM), que promoveram atividades do Hospital do Ursinho.

O pastel de forno foi servido com suco de uva
pela equipe da nutrição
A criançada estava se “recuperando” da sessão de cinema da quinta-feira (10), à noite, quando o Coral dos Jovens de Ontem, da Prefeitura de Maringá – Centro de Ação Cultual (CAC), abriu a programação desta sexta, às 10 horas, no Solário do HUM, cantando MPB.

Os pacientes da pediatria ainda sentiam o gosto da pipoca e do suco de uva que foi servido durante a exibição da animação A Cura da Emília, na Brinquedoteca, e já perguntavam qual seria o cardápio especial do quinto dia da Semana. A nutricionista Lilian Beraldo acabou com o suspense. “Já está definido: a sobremesa do almoço é mousse de chocolate. À tarde, no lanche, terá pastel assado”, anunciou.

O dedoche produzido pelos
Amigos da Graça
Às 14 horas, os Amigos da Graça promoveram uma oficina de Fantoche e Catavento, na Brinquedoteca. O grupo é formado por três voluntárias: Daniele , Larissa e Josilaine. Dani avisou:  “estamos aqui para produzir um dedoche.  Sabe o que é isso? Um fantoche de dedo”, explicou. 

Mais uma vez, as ações dos voluntários contaram com o apoio dos estagiários da Psicologia Hospitalar. O grupo vestido de branco, ocupou os espaços e tirou sorrisos da garotada.

Em seguida, cerca de 30 alunos de Medicina da UEM, ligados à Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina (IFMSA) – Brazil/UEM, promoveram ações do Hospital Ursinho. O Projeto, que é realizado algumas vezes por ano no HUM, tem como objetivo humanizar o relacionamento entre a equipe médica e os pacientes mirins. 

“Mostramos, brincando, como se faz raio X, como se ausculta o coração, entre outras coisas. Um grupo ainda trouxe outras atividades lúdicas, como a pintura do rosto”, explicou o interno de Medicina, Iago Amado Peres Gualda.  

Além disso, o grupo distribuiu bonecas de pano para as crianças das UTI Pediátrica e Neonatal do HUM; para as mães da Ginecologia e Obstetrícia (GO); e para a garotada que participou das atividades promovidas.

Atividades do Hospital do Ursinho
Encerramento – Neste sábado (12), Dia da Criança, a Semana dedicada à garotada será encerrada. Às 14 horas, haverá Contação de Histórias, com o Instituto História Viva; a Capelania Infantil vai promover atividades de musicalização, às 15 horas; e, às 16 horas, os Médicos da Graça vão alegrar a garotada internada no Hospital, fechando a programação.

A Semana das Crianças conta com o apoio do Projeto Abraço Quentinho, Amigos da Graça, Instituto História Viva, Capelania Infantil do HUM; da Coca-Cola FEMSA Brasil; IFMSA – Brazil/UEM; do Lions Clube Maringá; do curso de Artes Visuais; da Academia CEMS; e de diferentes departamentos da UEM: Teoria e Prática da Educação, Enfermagem, Música e Teorias Linguísticas e Literárias. A coordenação das atividades é da Assessoria de Ensino, Pesquisa e Extensão do HUM (Depe).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Inscrições para Residência Multiprofissional no HUM iniciam na próxima semana

HUM terá mais 10 leitos obstétricos e deve dobrar número de partos realizados

Solenidade forma 19 médicos residentes do Hospital Universitário