Capes e ACE visitam HUM



Internacionalização e ensino foram os temas de uma visita realizada por consultores do Conselho Americano de Educação (ACE, em inglês) e por colaboradores da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), ao Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM). O grupo foi recebido pela superintendente, Elisabete Mitiko Kobayashi, e a diretoria do Hospital, no início da tarde desta sexta-feira (8).

Os professores Susan Carvalho, da Universidade do Alabama, e Robert Edward “McKenna” Brown, da Universidade Virginia Commonwealth, vieram ao HUM junto do diretor de Relações Internacionais da Capes, Mauro Luiz Rabelo; da coordenadora-geral de Programas, Andrea Carvalho Vieira; do coordenador de Parcerias Estratégias, Patrício Pereira Marinho; e da analista de Ciência e Tecnologia Priscila Bearzi Ramalho. A organizadora da visita foi assessora do Escritório de Cooperação Internacional da Universidade Estadual de Maringá (ECI/UEM), Sandra Schiavi, que veio ao Hospital acompanhada de membros da equipe do Laboratório de Internacionalização da UEM: o diretor de Pesquisa da Universidade, Luiz Fernando Cótica; e professores Julyerne Tonin.

A assessora Sandra, do ECI com a professora americana
Susan Carvalho
A professora Sandra destacou que o Hospital é uma das áreas da Universidade que podem apoiar ações de internacionalização. “Aqui há a possibilidade de alunos de diversos países experimentarem colocar a mão na massa, atuar na área da saúde de uma forma mais efetiva. Muitos não têm essa oportunidade nas instituições em que estudam”, lembrou a assessora.

Visita – A doutora Elisabete recebeu os visitantes na sala de reuniões do Hemocentro e fez uma apresentação do HUM. A consultora Susan Carvalho perguntou como a gestão via a questão da internacionalização e da educação no Hospital. Segundo a superintendente, a ideia da nova gestão é retomar as parcerias com a UEM, “resgatando um dos objetivos na nossa instituição, que é um Hospital Universitário, e abrindo possibilidades de convênios para fortalecer o ensino não só dos cursos da saúde, mas de outras áreas como de administração e tecnologia”.

O grupo visitou o Hemocentro
Depois da apresentação, o grupo percorreu a estrutura física do HUM: o Hemocentro, a Oncologia Pediátrica, o Pronto Atendimento, as UTI e a nova ala de leitos e o novo centro cirúrgico.
O diretor da Capes disse que ficou impressionado, positivamente, com o que viu. “Tenho que elogiar a organização, a gestão e as perspectivas futuras que, com certeza, vão oferecer, em breve, melhor atendimento à comunidade e permitir o aprendizado dos alunos dos cursos de graduação e pós-graduação, inclusive aqueles que vierem à UEM por meio das ações de internacionalização que a Capes está apoiando aqui”, Mauro Luiz Rabelo.

A doutora Elisabete com o grupo no PA do HUM
A UEM está entre as três instituições brasileiras de ensino superior selecionadas pela Capes para participar do Laboratório de Internacionalização, organizado pelo American Council on Education. As Universidades Federais do Pará e de Goiás completam o trio. O objetivo do projeto, que abrange um ano e meio de formação e tutoria, é ajudar as instituições participantes a desenvolvem planos abrangentes e estratégicos de internacionalização, definindo áreas prioritárias, objetivos, metas e ações. A iniciativa ainda conta com recursos da Comissão Fulbright Brasil.

Também participaram da visita realizada no HUM membros da diretoria do HUM: o diretor Administrativo Hermes Barboza; a diretoria médica, Daniela Matsumoto; a diretora de Enfermagem, Viviani Dourado; a diretoria de Farmácia e Análises Clínicas, Solange Martins; a diretora do Hemocentro, Márcia Momesso; a assessora de Qualidade, Planejamento e Assuntos Institucionais, Jocimara Costa Mazzola; e o assessor de Ensino, Pesquisa e Extensão, Edson Arpini; e o sssessor de Infra-estrutura do HUM, Ricardo Botter. Além deles, uniram-se ao grupo a convite da superintendência o coordenador do curso de Medicina da UEM, Roberto Esteves; e a professora Linnyer Beatrys Ruiz Aylon, do Departamento de Informática da Universidade de Maringá.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Inscrições para Residência Multiprofissional no HUM iniciam na próxima semana

HUM terá mais 10 leitos obstétricos e deve dobrar número de partos realizados

Solenidade forma 19 médicos residentes do Hospital Universitário