Palavra da Superintendência

 Olá,

Assumimos a gestão do HUM em março de 2019 com vários desafios pela frente. Já no mês de abril, por meio do esforço conjunto da equipe do Pronto Atendimento - PA e internação, conseguimos vencer o indicativo de interdição ética imposto pelo CRM. Foi um marco para a nossa equipe, conseguir vencer essas dificuldades e esvaziar os corredores do PA, até então repletos de macas e poltronas. Na sequência, discutimos as várias pendências de Termos de Ajustamento de Conduta – TAC do Ministério Público, os apontamentos do TCE, as interpelações da Secretaria de Estado da Fazenda – SEFA, Procuradoria Geral do Estado – PGE e SETI. Tivemos o corte das bolsas da Residência Médica, corte de horas extras, corte do TIDE. Sofremos escassez de recursos, agravada pela retenção da DREM, durante parte do ano, e corte em 20% da LOA. Enfrentamos o desafio de manter um Hospital Universitário Regional ativo, com a escassez de recursos humanos e, ainda assim, fechamos o ano com um aumento de produtividade geral entre 10 a 15%, e redução de custos entre 30 a 50% em exames complementares. Foi o ano em que obtivemos a nossa licença sanitária definitiva. Fizemos o nosso Planejamento Estratégico e definimos algumas metas e plano de ações. Terminamos o ano com a epidemia da dengue numa crescente e a epidemia do trauma em alta. Tivemos um aumento no número de atendimentos em relação a 2018 e atendemos melhor. Houve diminuição do número de queixas e por outro lado, aumento do número de elogios, como resultado dos esforços do HUM em melhorar a qualidade do atendimento. Recebemos um feedback positivo do TCE com relação às medidas corretivas que tomamos durante o ano.

O ano de 2020 nos trouxe a pandemia do SARS-COV2, com o uso obrigatório de máscaras, isolamento e distanciamento social. O maior desafio era manter as nossas rotinas e demandas operacionalizadas e abrir novos leitos para os pacientes com a COVID-19. Conseguimos por meio da cooperação com a UEM, viabilizar o Bloco dos 108 leitos e colocar em funcionamento 50 leitos, sendo 20 leitos de UTI e 30 leitos clínicos. Não foi fácil encontrar e contratar recursos humanos para essa nova ala e serviços. Com a ajuda de várias instituições, empresas, organizações e a sociedade civil pudemos equipar a nova ala e obter os EPIs para esse enfrentamento. Mantivemos toda a estrutura de atendimento do HUM e foram muitos dias e noites para colocar em operação a ala COVID. Conseguimos pavimentar a área do bloco dos 108 leitos, aumentar as vagas de estacionamento, fazer o cercamento no entorno do HUM, instalar nova iluminação com lâmpadas de LED, comprar novos equipamentos, implementar várias pesquisas clínicas sobre a COVID, parcerias com a SETI/Fundação Araucária e SESA com bolsistas, fornecimento de EPIs, equipamentos e outros insumos, desenvolver protótipos de respirador, capacete concentrador de O2, robôs, além da atuação em diversos comitês para o enfrentamento da COVID-19, e  trabalhar em várias frentes já iniciadas no ano anterior. Neste ano, tivemos atraso no pagamento das bolsas da Residência Multiprofissional, que gerou dificuldades para a equipe na manutenção de custos pessoais. Realizamos a licitação para a construção da Casa de Apoio à Gestante e o Centro de Reabilitação, que estavam pendentes há anos, por meio de acordo com a UEM, CEF e TCE. O distanciamento social, por mais paradoxal que soe, encurtou distâncias e aproximou mais por meio das inúmeras videoconferências realizadas durante o ano. Foram incontáveis as reuniões realizadas com várias partes do estado e do país, sendo realizadas de três a cinco reuniões a distância por dia, além das presenciais. Foi um ano em que a saúde foi o tema principal, e os hospitais públicos e universitários mostraram a sua pujança. O HUM soube responder rapidamente as necessidades para compor logística e para disponibilizar e ofertar leitos para os pacientes com a COVID-19. Toda a equipe do HUM se mostrou com coragem e com engajamento para manter os serviços funcionando e atender toda a demanda necessária, apesar de todos os percalços durante o ano.

Estamos prestes a entrar no terceiro ano de nossa gestão, com muitos outros desafios pela frente. Esperamos concluir as obras paradas, viabilizar novos serviços e captação de recursos mais efetiva. Adquirimos vários equipamentos que estão chegando e irão atualizar o nosso parque tecnológico. Estamos também discutindo várias parcerias e projetos para o HUM. Esperamos que este ano seja melhor, com a tão esperada vacina para conter esta pandemia. Continuaremos com o trabalho para melhorar cada vez mais o HUM em todos os sentidos, tanto para a assistência aos pacientes quanto para os nossos servidores.

Nesta oportunidade, agradeço profundamente a todos os servidores que estiveram e estão incansavelmente à frente do HUM, mantendo os serviços de maneira ininterrupta, com uma entrega total em prol do SUS. Que Deus abençoe a todos e ilumine os nossos caminhos neste ano que se inicia!

Saudações  

Profa Dra Elisabete Mitiko Kobayashi 

Superintendente


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Inscrições para Residência Multiprofissional no HUM iniciam na próxima semana

HUM terá mais 10 leitos obstétricos e deve dobrar número de partos realizados

Tomam posse novo diretor clínico e membros da comissão de ética médica do HUM