Na luta contra a Covid-19, HUM doa capacetes de oxigenação para mais de 20 municípios

 


O Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) até hoje (31) já fez a doação de 110 capacetes de oxigenação para 21 municípios de várias regiões do Paraná e do estado de São Paulo. O equipamento, que foi desenvolvido ano passado por uma parceria entre os departamentos de Física e Medicina da Universidade Estadual de Maringá (UEM), contribui para a recuperação de pacientes com Covid-19 que apresentam quadros de insuficiência respiratória de média gravidade.

O HUM por meio da Associação dos Amigos do Hospital Universitário (AAHU) está financiando a confecção desses capacetes com as doações que recebe, desta forma os aparelhos são fabricados por um valor inferior aos disponíveis no mercado. A solicitação pelo equipamento está em constante crescimento e a expectativa é aumentar a produção para atender toda essa demanda. 

De acordo com o secretário municipal de Saúde de Maringá, Marcelo Puzzi, os capacetes desenvolvidos pela UEM têm demonstrado excelentes resultados no enfrentamento da Covid-19. Conforme Puzzi, com a doação foi possível reduzir em torno de 40% a 60% a necessidade de pacientes intubados no Hospital Municipal (HM) e Upas.  “Estamos salvando vidas e diminuindo o número de pacientes intubados. O equipamento traz um conforto para o paciente, já que não precisa ser sedado e usar ventilação mecânica. O paciente usa o capacete para suplementar a quantidade de oxigênio do ar ambiente que é, em torno de 21%, podendo ter uma melhora clínica e da saturação periférica, com aumento de até 70 a 80% de saturação, chegando a 100% em alguns casos”.

O Hospital Santa Casa de Dracena, que fica na região oeste do estado de São Paulo, também foi contempleto com a doação dos capacetes. A coordenadora da ala Covid, Aline Damasceno de Avance, agradeceu ao HUM pela colaboração que foi muito importante diante da situação vivenciada na cidade. Ela destaca que o uso do equipamento foi extremamente satisfatório, pois obtiveram resultados muito positivos. “Usamos em pacientes da enfermaria e UTI e tivemos melhora na saturação, além do superior conforto proporcionado em relação às máscaras de oxigênio convencionais, melhorando o quadro clínico do indivíduo”.

Além desses municípios, também receberam a doação: Santa Fé, Colorado, Umuarama, Arapongas, Ampére, Pato Branco, São João do Ivaí, Penápolis (SP), entre outros. Para solicitar o equipamento os municípios que fazem parte da 15° Regional de Saúde do Paraná devem entrar em contato com o órgão. As demais cidades podem procurar a AAHU para obter informações, por meio do site www.aahum.com.br 

Entre as vantagens confirmadas com o uso dos capacetes estão a manutenção dos níveis de saturação de oxigênio; sustentação de níveis de pressão dentro do dispositivo; os pacientes podem ser colocados em posição prona (de bruços) com segurança; maior conforto aos pacientes e comunicação com a equipe, podendo utilizar de dietas líquidas durante o uso.

 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hospital Universitário da UEM divulga vagas de credenciamento para diversas áreas

Hospital tem vagas abertas para profissionais de saúde credenciados

Hospital divulga editais de credenciamento para diversas áreas