HUM conta com freezer de ultrabaixa temperatura que pode armazenar vacinas da Pfizer

O Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) está preparado para receber e armazenar doses da vacina da farmacêutica norte-americana Pfizer, produzida em parceria com a empresa de biotecnologia alemã BioNtech, pois conta com um freezer de ultrabaixa temperatura. O Paraná recebeu esta semana o primeiro lote do imunizante que precisa ser armazenado a uma temperatura -70°C. O equipamento do HUM, que pode chegar a -80°C, tem capacidade de armazenar até 80 mil doses e está à disposição da Secretaria de Saúde do Estado (SESA).

A coordenadora do laboratório de bioequivalência do HUM, Elza Kimura, explica que este tipo de refrigerador precisa ficar em uma sala climatizada em torno de 20° C, pois gera muito calor externo. “O equipamento está aqui no HUM desde 2010 e temos a segurança de utilizá-lo, pois contamos com geradores de energia para que mesmo havendo uma queda na força, o freezer se mantenha ligado e com a temperatura ideal para armazenamento das vacinas”.

O reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Júlio Damasceno, destaca que a instituição tem atuado como protagonista no enfrente à Covid-19 desde início da pandemia. “Mais uma vez intensificamos nosso papel no combate ao novo coronavírus, dando condições para que Maringá e região possam receber as vacinas da Pfizer e nos colocamos à disposição para atender toda nossa população”. 

A superintendente do HUM, Elisabete Mitiko Kobayashi, ressalta que o hospital conta ainda com freezer a -20ºC para acondicionar outros tipos de imunizantes, se necessário, além de refrigeradores próprios para o armazenamento de vacinas entre 2 a 8ºC. "O HUM está preparado também para a aplicação das doses, pois conta equipe preparada, que há anos participa das campanhas de vacinação do município".


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Inscrições para Residência Multiprofissional no HUM iniciam na próxima semana

HUM terá mais 10 leitos obstétricos e deve dobrar número de partos realizados

Solenidade forma 19 médicos residentes do Hospital Universitário