HUM inaugura primeiro ambulatório de reumatologia pediátrica de Maringá e Região

 


O Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) iniciou recentemente o atendimento em reumatologia pediátrica no ambulatório de especialidades. O serviço é o primeiro e único da cidade e atende crianças e adolescentes (0 a 18 anos) encaminhados das Unidades Básicas de Saúde de Maringá e toda região. O atendimento é feito todas as terças-feiras no período da tarde e é possível receber até oito pacientes por dia. 

São acompanhamos doenças raras como artrite juvenil, lupus, vasculites, dermatomiosite, febre reumática, púrpura, doença de Kawasaki, entre outras. Além disso, também é investigado quadros de dor em membros das crianças, popularmente chamado de "dor de crescimento", para descobrir se é somente algo benigno ou se tem alguma doença provocando os sintomas. Pacientes com quadro de febre recorrente que não se sabe a causa, também são atendidos.

“Antes as crianças necessitavam ir até Curitiba para consultar-se com um reumatopediatra, ou se consultarem com reumatologistas de adultos aqui na região. Agora poderemos oferecer esse atendimento da especialidade, com qualidade e através do SUS. Além disso, contamos com um centro de infusões, para pacientes que necessitem de medicamentos endovenosos” explica Mateus Sabaini Venazzi, reumatologista pediátrico responsável pelo atendimento. Além dele a equipe conta com médicos residentes de reumatologia, clínica médica e pediatria.

A reumatologia pediátrica se dedica ao diagnóstico e tratamento de um amplo conjunto de doenças crônicas e inflamatórias que ocorrem em crianças e adolescentes. Cuida principalmente doenças que, em algum momento da sua evolução, passam a afetar o sistema locomotor - que envolve esqueleto, articulações, músculos, tendões, ligamentos, bursas, etc


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Inscrições para Residência Multiprofissional no HUM iniciam na próxima semana

HUM terá mais 10 leitos obstétricos e deve dobrar número de partos realizados

Solenidade forma 19 médicos residentes do Hospital Universitário