HUM inaugura núcleo de apoio aos familiares de doadores de órgãos

 


O Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) inaugurou recentemente na unidade de Pronto-Atendimento o Núcleo de Apoio aos Familiares de Doadores de Órgãos. O espaço foi idealizado pelos membros da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), Rosane Almeida de Freitas, Ellen Catarine Cabianchi, Renata Nogueira de Moura e Bruna Danieli Zanolo Melo.

“Em uma campanha de incentivo à doação de órgãos, tive uma conversa com Gabriel Ciochetta, transplantado de pulmão, grande parceiro e incentivador das ações. Expliquei sobre a importância de criar uma sala onde fosse possível atender as famílias que passam por um processo de luto de forma acolhedora e humanizada”, explica Rosane, coordenadora da CIHDOTT.


Ciochetta ressaltou a importância da criação deste espaço dentro do hospital. “É muito gratificante para mim e toda minha família poder participar desde a idealização até a finalização deste lindo projeto”. A família Florense foi a doadora dos recursos financeiros usados na reforma do ambiente e aquisição do mobiliário.


Durante o evento foi formalizada a assinatura do termo de doação e também foram entregues certificados de agradecimentos aos membros da família Florense, a equipe diretiva do hospital e para servidores que participaram do projeto. Ao final foram apresentados dois vídeos, o primeiro com o depoimento de uma paciente transplantada de pulmão e o segundo com a declamação de uma poesia em homenagem aos familiares, doadores de órgãos e aos pacientes transplantados. Estiveram presentes a coordenadora da Organização de Procura de Órgãos (OPO Maringá), Gislaine Fusco Duarte e o diretor da 15ª Regional de Saúde, Ederlei Ribeiro Alkamin, ambos representando Arlene Terezinha Cagol Garcia Badoch coordenadora do Sistema Nacional de Transplantes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Inscrições para Residência Multiprofissional no HUM iniciam na próxima semana

HUM terá mais 10 leitos obstétricos e deve dobrar número de partos realizados

Solenidade forma 19 médicos residentes do Hospital Universitário