Equipe do ambulatório de toxoplasmose gestacional e congênita é homenageada


Na última semana, aconteceu no auditório do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) uma homenagem aos profissionais que fazem parte do ambulatório de toxoplasmose gestacional e congênita. A iniciativa foi promovida pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica em reconhecimento ao trabalho pioneiro e de excelência realizado pela equipe. 

O HUM é o único hospital do Paraná com serviços específicos de toxoplasmose para gestantes e crianças. Teve inicio em 2005 e há o trabalho tanto de prevenção das sequelas quanto de acompanhamento da gestação e dos recém-nascidos filhos de mães que tiveram a doença, a partir da ação de uma equipe que conta com médicos e enfermeiras. 

O médico ginecologista, Lourenço Tsunetomi Higa, idealizador e responsável pelo serviço foi um dos homenageados da noite. Em seu discurso de agradecimento ele contou um pouco de como foi a implantação do ambulatório e dos desafios e dificuldades superados. Destacou o empenho e dedicação de toda equipe e ressaltou os resultados alcançados até hoje. “Valeu muito a pena o esforço de todos que estão envolvidos, desde o atendimento a pacientes até a realização dos exames. Sou muito grato por fazer parte disso”. 


A pediatra Ana Gabriela também foi uma das homenageadas da noite. Ela explica que o acompanhamento pediátrico é necessário para verificar nas crianças se o tratamento proposto durante a gestação foi realmente efetivo. “Além do atendimento, geramos informações sobre a doença para toda comunidade. Acompanhamos as crianças desde o nascimento até a idade escolar e vários hospitais da região usam o protocolo criado pela equipe do HUM. Atendemos em torno de seis crianças por semana”.

Acompanhamento oftalmológico

O médico oftalmologista, Fábio Tokunaga, também homenageado é o responsável pelo acompanhamento oftalmológico das crianças filhos de mães que tiveram toxoplasmose. Ele conta que o atendimento foi incorporado ao que já era feito com pacientes que apresentam retinopatia da prematuridade. Tokunaga destaca que desde o início do serviço nenhum paciente perdeu a visão devido esta doença e são atendidas entre seis e dez crianças por semana encaminhadas com suspeita de alguma lesão ocular.

Cartilha

Durante o evento também aconteceu o pré-lançamento da cartilha “Toxoplasmose e Gestação”, componente do trabalho de conclusão de curso “Fatores Epidemiológico dos Casos de Toxoplasmose na 15º Regional de Saúde do Paraná” do curso de Farmácia, realizado por Francini Martini de Laet Sant’Ana.

Equipe de Enfermagem

A equipe de enfermagem atuante no ambulatório de toxoplasmose gestacional e congênita é composta pelas enfermeiras Cristiane de Oliveira, Fernanda Ferreira, Hellen Carla, Mariluci Pereira e Marli Aparecida.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Inscrições para Residência Multiprofissional no HUM iniciam na próxima semana

HUM terá mais 10 leitos obstétricos e deve dobrar número de partos realizados

Solenidade forma 19 médicos residentes do Hospital Universitário