Hemocentro vai fornecer plasma excedente de uso terapêutico para Hemobrás


O Hemocentro Regional de Maringá foi aprovado recentemente para realizar o fornecimento de plasma excedente de uso terapêutico para a Hemobrás, empresa pública vinculada ao Ministério da Saúde responsável por produzir medicamentos hemoderivados e biotecnológicos para o SUS.

Essa aprovação aconteceu após auditoria externa realizada pela empresa Octapharma, contratada pela Hemobrás, junto à equipe de Gestão da Qualidade do Hemocentro Regional de Maringá. 

Segundo Tatiana Takahashi Higa, gestora da qualidade, cerca de 500 unidades de plasma poderão ser enviados mensalmente para a indústria. “Ainda não sabemos quando iniciará a recolhimento do plasma, agora temos que mandar o documento de aprovação para a coordenação do sangue e hemoderivados do Ministério da Saúde e aguardar a autorização do órgão”.

O plasma é utilizado para produção de Albumina, Complexo Protrombínico, Fator VIII e IX da coagulação, Fator de Von Willebrand e Imunoglobulinas, produtos estes cuja as principais utilizações terapêuticas são: doenças hemorrágicas, principalmente as hereditárias, tratamento de pessoas deficiências imunológicas, doenças autoimunes e infecciosas.

“Atualmente o sangue é separado em concentrado de hemácias e plasma, este pode ser congelado e tem validade de 1 ano. Com o envio para indústria, além de transformá-lo em medicamentos iremos diminuir os resíduos gerados”, ressalta Tatiana.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tomam posse novas diretoras do Hospital Universitário

Hospital divulga editais de credenciamento para diversas áreas

HUM terá mais 10 leitos obstétricos e deve dobrar número de partos realizados