Cerimônia marca entrega de equipamentos para o LEPAC
Uma cerimônia marcou a entrega, na tarde desta quinta-feira (24), no Laboratório de Ensino e Pesquisa em Análises Clínicas (LEPAC) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), de dois equipamentos de última geração adquiridos para uso do Laboratório e também do Hospital Universitário (HU). O Maldi-tof Biotyper Sirius e o Espectroscópio de Infravermelho IR Biotyper foram apresentados à comunidade universitária em cerimônia que reuniu autoridades da UEM, Prefeitura de Maringá, Governo do Estado do Paraná e membros da comunidade acadêmica.
O Maldi-tof, avaliado em R$1.898.000,00 e inédito em todo o Estado, permite identificação de rápida de micro-organismos, como bactérias e fungos, em menos de um minuto. Atualmente, esse processo chega a levar um dia, segundo o Laboratório. Já o Espectroscópio de Infravermelho, aparelho disponível somente no Laboratório Central do Estado do Paraná (LACEN/PR), é responsável por detectar sorotipos e sorogrupos de bactérias e outros micro-organismos, agrupando-os em grupos ou clusters.
Com isso, o Laboratório conseguirá contribuir para o entendimento da epidemiologia do estado, bem como verificar se determinado micro-organismo já está coberto pelas vacinas disponíveis, principalmente na rede pública de saúde. A aquisição dos equipamentos, processo que levou anos para ocorrer, é um esforço da atual gestão da UEM para aprimorar ainda mais o Complexo de Saúde da Universidade.
Segundo a coordenadora do LEPAC, Regiane Bertin, o laboratório é uma referência estadual, com convênios com o município e Governo Federal, nos exames epidemiológicos. “A aquisição desses equipamentos representa muito para nós. Era um sonho distante, lá atrás, que, graças à administração da Universidade, tornou-se uma realidade. Quem mais ganha é o paciente atendido pelo complexo de saúde”, afirmou Regiane.
O secretario de Saúde de Maringá, Antonio Nardi, avaliou a aquisição como um grande reforço também para saúde municipal, já que o Laboratório realiza convênio com o município de Maringá. “A diretriz da gestão é buscar fortalecer laços com nossos parceiros. O LEPAC é nossa referência enquanto atravessamos momentos delicados, como nos casos da dengue, e agora, das Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAGs)”, considerou.
Para o pró-reitor de Administração da UEM, Ademir Moribe, a aquisição dos equipamentos representa um marco para a Universidade. “Isso é fruto da persistência da equipe de gestão, sem a qual a compra não seria possível. Um processo que recebeu a colaboração, também, do deputado estadual Evandro Araújo (PSD)”, comemorou o pró-reitor. A cerimônia contou com a presença da assessora parlamentar Carolina Reis, representando o deputado.
A superintendente do HU da UEM, Cremilde Trindade Radovanovic, ressaltou que os equipamentos são uma atualização do parque tecnológico do Complexo de Saúde. “Ter esses equipamentos significa mais rapidez no processo diagnóstico, e quem é da área da Saúde sabe a importância de um diagnóstico precoce para o paciente”.
A vice-prefeita de Maringá, Sandra Jacovós, levou os cumprimentos do prefeito de Maringá, Silvio Barros, aos presentes, reforçando a longa parceria entre o município e a UEM. “Esses aparelhos trarão uma melhora significativa no atendimento à população de Maringá que utiliza os serviços públicos de saúde. Contem com o apoio e o trabalho da Prefeitura”, ressaltou a vice-prefeita.
Mesa de honra
Participaram da cerimônia o pró-reitor de Administração da UEM, Ademir Massahiro Moribe, representando o reitor da UEM, Leandro Vanalli; a vice-prefeita de Maringá, Sandra Jacovós; o servidor Valentin Sala Junior, da 15ª Regional de Saúde do Estado, representando a diretora da 15ª Regional, Elizabeth Mitiko Kobayashi; o secretário municipal de Saúde, Antonio Carlos Figueiredo Nardi; a coordenadora do LEPAC, Regiane Bertin; a supervisora do LEPAC, Fabiana Nabarro Ferraz; a superintendente do Hospital Universitário de Maringá, Cremilde Radovanovic; a chefe de Departamento de Análises Clínicas e Biomedicina, Rosilene Fressatti Cardoso, e a coordenadora do Laboratório de Análises Clínicas (LAC) do HU, Silvana Lorenzi Vizoni.
Reportagem: Willian Fusaro.
Imagens: Assessoria de Comunicação (ASC) da UEM.
Disponível no site de Notícias da UEM.
Comentários
Postar um comentário