Equipes do Pronto Socorro participam de capacitação de atendimento ao trauma


No final de junho, o Hospital Universitário (HU) da UEM promoveu uma capacitação em atendimento ao trauma, voltada para o treinamento integrado da equipe multiprofissional no atendimento inicial ao paciente traumatizado. A capacitação integra ações de qualificação do Serviço de Educação Contínua, em parceria com o Escritório da Qualidade, Núcleo de Segurança do Paciente e as diretorias de Enfermagem e Médica do HUM.

Participaram médicos emergencistas, cirurgiões, médicos residentes, enfermeiros, técnicos de enfermagem e residentes de enfermagem, todos atuantes no Pronto Socorro do Hospital. A capacitação também contou com a presença de acadêmicos convidados dos cursos da área da Saúde da UEM.

O treinamento, segundo o médico Claudio Ricardo Capela Bogdan, um dos ministrantes da capacitação, focou na apresentação do protocolo XABCDE, comunicação estruturada, liderança em situações críticas e integração entre as categorias profissionais. A proposta, completa, “buscou alinhar os conhecimentos técnicos e não técnicos das equipes, promovendo a segurança do paciente e a agilidade na tomada de decisões nas primeiras horas do atendimento ao trauma”.

A capacitação foi conduzida por uma equipe altamente qualificada, com ampla experiência em atendimento a traumas e formação em cursos de referência internacional, como o Advanced Trauma Life Support (ATLS) e o European Trauma Course. Participaram como instrutores os médicos Claudio Ricardo Capela Bogdan, Imad Shehadeh, Lorena Gargaro, Renato Cazanti e Renata Moura e as enfermeiras Marianna Bernardi e Tamires Nascimento, ambas integrantes do grupo ATLS, que colaboraram nas atividades e na condução das dinâmicas práticas voltadas à equipe de enfermagem.

Em breve, será realizada a segunda fase da capacitação, que compreende simulações com grupos pequenos, centrados na simulação ativa de atendimentos. “A adoção de protocolos padronizados, como o XABCDE, além do treinamento interprofissional, promovem mais eficiência, reduzem riscos e aumentam a segurança dos pacientes graves. Treinamentos como este são fundamentais para garantir que toda a equipe esteja preparada para agir de forma coordenada, precisa e segura nos atendimentos de alta complexidade”, completou Bogdan.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hospital tem vagas abertas para profissionais de saúde credenciados

Hospital divulga editais de credenciamento para diversas áreas

Tomam posse novas diretoras do Hospital Universitário