Equipe de Cuidados Paliativos do HUM visita Hospital da Criança


Na última semana, a equipe de Cuidados Paliativos do Hospital Universitário (HU) da UEM promoveu um encontro com a Comissão de Cuidados Paliativos do Hospital da Criança de Maringá. Participaram da atividade, por parte do Hospital da UEM, a coordenadora da equipe multidisciplinar de Cuidados Paliativos, a enfermeira Caroline Monteschio, a médica Érika Takakura e a psicóloga Luana Cristina Pinheiro da Silva. 

De acordo com a equipe participante, o encontro foi um momento de intensa troca de experiências, em especial sobre os desafios e possibilidades dos cuidados paliativos em pediatria, uma área que demanda sensibilidade, conhecimento técnico e trabalho em equipe, para oferecer assistência às crianças e suas famílias.

Segundo a coordenadora da equipe no HUM, a equipe do Hospital Universitário da UEM compartilhou a trajetória de implantação do serviço de cuidados paliativos no HUM, destacando estratégias, aprendizados e resultados já alcançados desde o início do projeto.

“A parceria entre instituições de saúde fortalece a construção de uma rede integrada e comprometida com a promoção de um cuidado cada vez mais humano, ético e centrado na pessoa. Agradecemos ao Hospital da Criança de Maringá pela receptividade e pela oportunidade de somar esforços em prol da qualidade de vida de pacientes em situações tão delicadas”, afirmou Caroline.

Cuidados Paliativos no HUM

O Serviço de Cuidados Paliativos do Hospital da UEM foi implantado no dia 1º de julho. Desde então, toda a equipe envolvida vêm oferecendo treinamentos na área para as equipes multiprofissionais do Hospital, com intenção de atingir todas as equipes multi do HUM em um período de até quatro meses.

A atividade faz parte de um intenso esforço de implantação do serviço no HU da UEM. Os cuidados paliativos são indicados para pacientes com doenças ameaçadoras de vida, como câncer avançado, doenças neurológicas degenerativas, insuficiências orgânicas crônicas e outras condições de alta complexidade. O serviço tem como objetivo o alívio de sintomas, controle da dor e o oferecimento de um suporte emocional, social e espiritual, com envolvimento ativo da família e da equipe de saúde.

Reportagem: Willian Fusaro
Imagens: arquivo pessoal
Disponível no site de Notícias da UEM.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hospital tem vagas abertas para profissionais de saúde credenciados

Hospital divulga editais de credenciamento para diversas áreas

Tomam posse novas diretoras do Hospital Universitário