Hemocentro da UEM bate recorde de atendimentos e bolsas coletadas em setembro


O Hemocentro Regional de Maringá, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), bateu dois recordes no mês de setembro de 2025: foram realizados 1.951 atendimentos e coletadas 1.568 bolsas de sangue. Os números refletem o compromisso do principal banco de sangue da 15ª Macrorregional de Saúde do Noroeste, que tem Maringá como centro, no atendimento a 30 cidades da região, como conveniado da Rede Hemepar.

Segundo o diretor do Hemocentro da UEM, Gerson Zanusso Jr.,os números representam o maior número de produção mensal na história do Hemocentro, em termos de captação de doadores. “Por isso, agradecemos a toda a população de Maringá e Região, e a todas as prefeituras, instituições e empresas que realizam conosco as campanhas de coleta externa”, pontuou o diretor.

O diretor afirma que várias ações foram realizadas com objetivo de aumentar a quantidade de bolsas coletadas, seja com a organização e planejamento de campanhas internas, no aumento das campanhas externas nos municípios da 15ª Regional de Saúde e, também, por ações voluntárias de empresas e entidades, que promoveram campanhas junto ao Hemocentro. “Isso possibilitou um aumento do número de coletas e maior estabilidade nos estoques para atendimentos”, explicou.

Aumento de demanda

Desde 2024, o Hemocentro da UEM vem apresentando um aumento de demanda e de unidades conveniadas, o que ocasionou a criação de estratégias de gestão para o atendimento integral dessas unidades. Considerando o período anterior ao dos novos conveniados, comparado com 2025, foi evidenciado aumento de 1184 para 1575 candidatos à doação (33%); aumento de 30% na quantia de bolsas coletadas; aumento de 40% no número de bolsas transfundidas e, por fim, um aumento de 60 para 617 bolsas enviadas para agências transfusionais (900%). Os números são relativos à média mensal dos períodos. Em um ano, o Hemocentro recebeu oito novas unidades conveniadas e, hoje, atende 20 unidades.

Por conta do aumento, os estoques devem se manter sempre estáveis: em casos de atendimento de urgência, que são imprevisíveis, o Hemocentro deve dispor de bolsas de sangue, para abastecimento contínuo. “Os bons índices devem se manter, para garantir as transferências de bolsas de sangue para toda a região quando necessário”, avaliou Gerson.

Quem pode doar?

Para doar sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos completos. Menores de idade necessitam de autorização e presença do responsável legal. Os homens podem doar a cada dois meses, quatro vezes ao ano; já as mulheres, a cada três meses, num total de três doações anuais.

O doador de sangue deve pesar no mínimo 50kg, estar descansado, alimentado e hidratado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação) e apresentar documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou Carteira Nacional de Habilitação).

Para evitar filas e garantir o equilíbrio de diferentes tipos sanguíneos no estoque, o Hemepar orienta que os doadores agendem previamente a doação, pelo site. No entanto, os interessados em doar podem comparecer direto no Hemocentro, onde passarão por uma triagem logo na recepção.

O Hemocentro também realiza doações externas, com a unidade móvel (ônibus), além de agendar campanhas internas com empresas. Estas são as principais responsáveis pela manutenção dos estoques.

Serviço

Hemocentro da Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Doação de sangue - Horário de funcionamento:
Segunda a sexta-feira, das 7h às 18h
Sábado e domingo, das 7h às 12h15
Endereço: Avenida Mandacaru, 1600
Telefones: (44) 3011-9400 ou (44) 3011-9495.

Reportagem: Willian Fusaro
Disponível no site de Notícias da UEM.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hospital Universitário da UEM divulga vagas de credenciamento para diversas áreas

Hospital tem vagas abertas para profissionais de saúde credenciados

Hospital divulga editais de credenciamento para diversas áreas