Hospital Universitário da UEM inaugura Laboratório de Simulação Clínica

 


O Hospital Universitário (HUM) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) inaugura, nesta sexta-feira (17), às 10h, no Bloco 108 Leitos, o Laboratório de Simulação Clínica (LABSIC), que será utilizado por estudantes de todos os cursos da Saúde da UEM, assim como servidores do Hospital, para capacitação e atualização em técnicas complexas de cuidado ao paciente.

O novo laboratório será um espaço de estudo para alunos e servidores, que contará com simuladores realísticos de última geração, que permitem simular diversos tipos de atendimentos, como a técnica de RCP (conjunto de manobras de emergência para reanimação cardiopulmonar), passagem de cateteres, sondas, entre outras atividades essenciais na formação de discentes e aprimoramento dos profissionais de saúde.

O espaço traz, também, uma grande novidade: duas mesas de anatomia digitais, equipamentos únicos em Maringá. Por meio dessas mesas será possível estudar pormenorizadamente todos os sistemas do corpo humano, órgãos e tecidos, assim como partes isoladas. As mesas podem ser usadas por vários usuários ao mesmo tempo, tanto na posição vertical como horizontal, e combinam uma tela interativa de 86" com um computador de alta performance, equipado com um software modular de ensino anatômico, o Athena Hub, que possui ferramentas para visualização, interação e análise do corpo humano, utilizando atlas anatômico e imagens médicas (DICOM) com fotorrealismo. Segundo a direção do Hospital Universitário, o estudo nas mesas proporcionará uma experiência de realidade virtual imersiva, contribuindo para o aprendizado.

O reitor da UEM, Leandro Vanalli, destaca a importância do LABSIC no atendimento à população. “É mais um ativo da UEM destinado ao atendimento das pessoas, e que aproxima a nossa universidade de toda a comunidade, procurando contribuir com excelência, num ambiente de trabalho com recursos de ponta, onde servidores e a área acadêmica poderão, em conjunto com a comunidade, desenvolver pesquisas e soluções inovadoras que impactam diretamente a qualidade de vida. O LABSIC materializa nosso compromisso com o ensino, a pesquisa e a extensão, com a responsabilidade social, transformando conhecimento em benefício público. Acreditamos que o acesso a este tipo de estrutura é fundamental para o desenvolvimento regional e para a formação de profissionais cada vez mais preparados para os desafios do futuro."

O LABSIC foi idealizado pela superintendente do HUM, Cremilde Aparecida Trindade Radovanovic, e teve o apoio do Laboratório de Urgência e Emergência em Enfermagem (UEENF), coordenado pela professora Rafaely de Cássia Nogueira Sanches, do Departamento de Enfermagem (DEN) da UEM. O UEENF cedeu simuladores realísticos para o LABSIC, além de todo o know-how, já que é um laboratório com características semelhantes.

“Neste laboratório (LABSIC), os estudantes, principalmente, têm a oportunidade de atuar livre de pressões, sem julgamentos, em um ambiente controlado e seguro. Foi montado um cenário principal com simulador realístico e outro com simulador de baixa fidelidade para emular uma enfermaria. Os cenários têm características que remontam a unidades de atendimento, com respirador, gases medicinais, e demais materiais necessários ao atendimento do paciente”, explicou Rafaely Sanches.

A superintendente do Hospital Universitário agradece ao Laboratório UENF pelo apoio e pela parceria nas atividades de ensino e capacitação desenvolvidas junto à instituição. Cremilde destacou a relevância do LABSICpara o aprimoramento das práticas formativas, ressaltando que o espaço contribui para a formação dos estudantes e para a capacitação contínua dos profissionais do HUM. Segundo ela, o uso dos simuladores realísticos, dos cenários clínicos integrados e da mesa anatômica digital possibilita “treinamento multiprofissional e favorece a integração entre ensino, assistência e pesquisa, na promoção e no desenvolvimento de competências para uma assistência segura, humanizada e de excelência.”

Para a diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão do Hospital Universitário, Gisleine Cavalcante, o laboratório marca um novo tempo para o ensino, a pesquisa e a assistência no HUM. “Ao simular situações com diversos graus de complexidade que envolvem o cuidado em saúde, estaremos aprimorando a educação permanente dos profissionais de Saúde da instituição e também contribuindo para o ensino dos futuros profissionais, é um grande ganho para nossa comunidade”, destacou.

O LABSIC funcionará nos turnos da manhã, tarde e noite, por meio de cronograma do Serviço de Educação Permanente e agendamento prévio, que pode ser feito pelo telefone 3011 9198, ou email hum-labsic@uem.br. A enfermeira Samira Goldberg Rego Barbosa será responsável pelo setor. 

Serviço

Inauguração do Laboratório de Simulação Clínica (LABSIC)
Sexta-feira (17), às 10h, no LABSIC - Bloco 108 Leitos
Hospital Universitário (HUM) da Universidade Estadual de Maringá
Av. Mandacaru, 1590 - Parque das Laranjeiras.

Reportagem: Willian Fusaro.
Imagens: Documentação Científica e Audiovisual (HUM/UEM)
Disponível no site de Notícias da UEM.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hospital tem vagas abertas para profissionais de saúde credenciados

Hospital divulga editais de credenciamento para diversas áreas

Hospital Universitário da UEM tem vagas abertas para técnico de enfermagem e enfermeiro