Hospital Universitário da UEM promove 1º Encontro de Fonoaudiologia
O Hospital Universitário (HUM) da UEM promoveu, na tarde desta terça-feira (9), o 1º Encontro de Fonoaudiologia do HUM. O evento, que ocorreu no Dia do Fonoaudiólogo, no Auditório do Hemocentro, foi um ponto de integração entre o setor do Hospital e outras áreas, com palestras e momentos de interação e confraternização.
O evento foi um espaço de reflexão sobre o papel do Fonoaudiólogo em uma instituição como o Hospital Universitário, assim como a inserção do profissional da rotina da assistência multiprofissional, em que divide espaço com uma série de outros profissionais - psicólogos, assistentes sociais, odontologistas, enfermeiros, entre muitos outros.
A diretora de Assistência, Juliana Scanavacca, reforçou na abertura do evento a importância do profissional da Fonoaudiologia no ambiente hospitalar. “O fonoaudiólogo representa, no contexto hospitalar, um papel fundamental na prevenção, avaliação e reabilitação de distúrbios de comunicação e deglutição, contribuindo para a recuperação dos pacientes”, ressaltou a diretora. Outro objetivo foi reforçar a presença necessária do fonoaudiólogo nas equipes multidisciplinares, “para garantir o cuidado integral e o bem-estar do paciente”.
Atendimento em várias frentes
O evento contou com uma exposição da fonoaudióloga do HUM Aretuza El Gharib sobre o histórico da fonoaudiologia no HUM e a importância da equipe para o trabalho multiprofissional. “Em 2010, o Hospital teve a primeira contratação celetista de fonoaudiólogo. Em 2018, o avanço foi na realização do primeiro concurso público para a área”, explicou.
Hoje, o HUM conta com cinco fonoaudiólogos, que vieram de acordo com o aumento da demanda em atendimento. A área realiza um trabalho de capacitação em setores estratégicos - UTIs, enfermarias, maternidade e ambulatórios -, acompanha o processo de amamentação; realiza os testes da orelhinha, linguinha, BERA triagem (Potencial Evocado Auditivo do Tronco Encefálico), além de atuar no cuidado com disfagia, do período neonatal à terceira idade, abrangendo todas as etapas de avaliação, intervenção e gerenciamento da doença.
O Encontro seguiu com as palestras “O Papel da Fonoaudiologia no contexto Hospitalar”, ministrada pela fonoaudióloga Andreza Xavier de Lima Santos; e “A Fonoaudiologia no Contexto da Sociedade Científica”, que teve como palestrante a fonoaudióloga Silmara Regina Sovinski.
Reportagem: Willian Fusaro
Disponível no site de Notícias da UEM.

Comentários
Postar um comentário