Hospital Universitário da UEM promove 1º Encontro de Fonoaudiologia



O Hospital Universitário (HUM) da UEM promoveu, na tarde desta terça-feira (9), o 1º Encontro de Fonoaudiologia do HUM. O evento, que ocorreu no Dia do Fonoaudiólogo, no Auditório do Hemocentro, foi um ponto de integração entre o setor do Hospital e outras áreas, com palestras e momentos de interação e confraternização.

O evento foi um espaço de reflexão sobre o papel do Fonoaudiólogo em uma instituição como o Hospital Universitário, assim como a inserção do profissional da rotina da assistência multiprofissional, em que divide espaço com uma série de outros profissionais - psicólogos, assistentes sociais, odontologistas, enfermeiros, entre muitos outros.

A diretora de Assistência, Juliana Scanavacca, reforçou na abertura do evento a importância do profissional da Fonoaudiologia no ambiente hospitalar. “O fonoaudiólogo representa, no contexto hospitalar, um papel fundamental na prevenção, avaliação e reabilitação de distúrbios de comunicação e deglutição, contribuindo para a recuperação dos pacientes”, ressaltou a diretora. Outro objetivo foi reforçar a presença necessária do fonoaudiólogo nas equipes multidisciplinares, “para garantir o cuidado integral e o bem-estar do paciente”.

Atendimento em várias frentes

O evento contou com uma exposição da fonoaudióloga do HUM Aretuza El Gharib sobre o histórico da fonoaudiologia no HUM e a importância da equipe para o trabalho multiprofissional. “Em 2010, o Hospital teve a primeira contratação celetista de fonoaudiólogo. Em 2018, o avanço foi na realização do primeiro concurso público para a área”, explicou. 

Hoje, o HUM conta com cinco fonoaudiólogos, que vieram de acordo com o aumento da demanda em atendimento. A área realiza um trabalho de capacitação em setores estratégicos - UTIs, enfermarias, maternidade e ambulatórios -, acompanha o processo de amamentação; realiza os testes da orelhinha, linguinha, BERA triagem (Potencial Evocado Auditivo do Tronco Encefálico), além de atuar no cuidado com disfagia, do período neonatal à terceira idade, abrangendo todas as etapas de avaliação, intervenção e gerenciamento da doença.

O Encontro seguiu com as palestras “O Papel da Fonoaudiologia no contexto Hospitalar”, ministrada pela fonoaudióloga Andreza Xavier de Lima Santos; e “A Fonoaudiologia no Contexto da Sociedade Científica”, que teve como palestrante a fonoaudióloga Silmara Regina Sovinski.

Reportagem: Willian Fusaro
Disponível no site de Notícias da UEM.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hospital Universitário da UEM divulga vagas de credenciamento para diversas áreas

Hospital tem vagas abertas para profissionais de saúde credenciados

Hospital divulga editais de credenciamento para diversas áreas