Ouvidora do HUM representa a 15ª Regional em evento estadual

Foi realizado no dia 2, em Curitiba, a comemoração pelos sete anos de implantação das Ouvidorias do Sistema Único de Saúde (SUS). Participaram 400 ouvidores, das 22 regionais de Saúde do Paraná, inclusive Jocimara Costa Mazola, a ouvidora do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM). 

Jocimara Costa Mazola, foi representar a 15ª Regional de Saúde em um evento estadual


Criada pela Secretaria de Estado da Saúde, a ouvidoria, afirma o secretário Antônio Carlos Nardi, não é apenas um canal de manifestações, mas uma importante ferramenta no desenvolvimento da gestão municipal e estadual.

“As ouvidorias devem ser um instrumento de interlocução, solução de problemas, recebimento de demandas e de comunicação efetiva. Desta maneira, queremos fortalecer todos os serviços dos 399 municípios para que possamos dar a resposta que o cidadão paranaense procura”, disse o secretário.

Avançados

Representando o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems-PR), Adriane da Silva Jorge Carvalho, de Pinhais, falou sobre a importância do encontro. “Compartilhamos ideias com o objetivo de qualificar ainda mais as ouvidorias já existentes e inspirar municípios que ainda não possuam”, afirmou.

“É um momento extremamente importante. Estamos reunindo profissionais de vários municípios paranaenses em um único espaço para trocar experiências, discutir ações e estratégias. Todo trabalho fortalece e engrandece a rede de Ouvidorias do Estado”, disse o Ouvidor Geral da Saúde, Yohhan Garcia de Souza.

“O encontro destacou-se pela presença de renomados palestrantes do Paraná e de outros estados brasileiros que contribuíram para o aperfeiçoamento profissional e esclarecimentos quanto a aplicação da Lei Federal nº 13.460, de 29 de junho de 2017, que veio para conceder ao cidadão brasileiro a participação, proteção e defesa de seus direitos”, afirmou Jocimara. "Acredito que haverá uma inovação nos Serviços de Ouvidorias Públicas, visto que a nova Lei vem como um código de defesa dos usuários dos serviços públicos. O nosso serviço agora será de apresentar melhorias significativas no atendimento dos usuários, respeitando seus direitos e garantindo serviços com qualidade", completou a ouvidora do HUM.

No HUM

Na Ouvidoria o usuário pode realizar denúncias, reclamações, críticas, sugestões, solicitações de informações e elogios, sobre o HUM. O serviço foi implantado em 2007, no hospital. Josimara assumiu esse setor há 3 anos. “Nós estamos aqui para ouvir, jamais vamos nos colocar a favor ou contra a pessoa, vamos ouvir e acolher o cidadão”, completou 

Qualquer cidadão pode procurar a ouvidoria do Hospital, de segunda a sexta-feira, das 7h40 às 11h40 e das 13h30 às 17h30. “Nós atendemos em uma sala de fácil acesso, no corredor da Portaria Social. Recebemos relatos tanto por carta, e-mail, telefone e aqui na sala, dentro do HUM. O que quero deixar bem claro é que queixas anônimas nós não temos como responder. Encaminhamos para a ciência da diretoria, mas não temos dar o feedback”, completou a ouvidora.



Email: ouvidoria-hu@uem.br

Telefone: 3011-9084

Endereço: Av. Mandacaru, 1590, CEP: 87083240 – Maringá (PR)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Inscrições para Residência Multiprofissional no HUM iniciam na próxima semana

HUM terá mais 10 leitos obstétricos e deve dobrar número de partos realizados

Solenidade forma 19 médicos residentes do Hospital Universitário