HUM comemora o dia do coração
Cardiologia é a especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento das doenças que acometem o coração bem como os outros componentes do sistema circulatório. Muitos não sabem dos desafios dessa profissão. Para lembrar do Dia do Coração (29/09), o Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), conversou com o doutor Marco Borges Machado, que atua na ala cardiológica do HUM e é professor adjunto da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Para o médico, o cardiologista é um profissional referência do paciente, já que a maioria das doenças cardíacas é crônica. Em razão disso, é preciso que o médico faça um acompanhamento em longo tempo dos seus pacientes. Mesmo quando os pacientes têm outros problemas, eles acabam recorrendo a gente. Assim, há muitos desafios na cardiologia. Por isso, é preciso serenidade e sabedoria para ouvir os pacientes.
“A doença cardiovascular é a maior causa de mortes em geral, e isso tem muito impacto. Geralmente atinge pessoas mais velhas, mas existem casos de morte precoce o que torna nosso trabalho muito importante.“ explica o especialista.
Comentários
Postar um comentário