Unidade Móvel do Hemocentro é reformada pela TCCC
Foto: TCCC |
Desde 2001, o Hemocentro Regional de Maringá, anexo ao
Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), conta com uma Unidade Móvel.
Trata-se de um ônibus adaptado para a realização de captação de sangue, que foi
doado pela empresa Transporte Coletivo Cidade Canção (TCCC), de Maringá. No ano
de 2018, o veículo passou por uma reforma que contou com pintura, instalação de
piso e ar-condicionado novos, possibilitando mais conforto, apoio e incentivo à
doação de sangue. A iniciativa será lançada nesta quarta-feira (26), no
Terminal Urbano de Transporte Coletivo, no centro da cidade, às 9 da manhã.
A Unidade Móvel doada pela TCCC chegou ao Hemocentro no dia
4 de junho de 2001, há 17 anos. A primeira coleta foi realizada no mês seguinte
e ajudou a intensificar as doações externas. De 2001 a 2018, o número de
doadores atendidos pelo Hemocentro foi de 224.293. Deste total, 63.390 foram
atendidos em coletas externas; sendo que 976 das doações foram feitas na
Unidade Móvel, o que significa quase 2,3% do total.
“Nos dois primeiros anos (2001 e 2002), o Hemocentro passou
por um período de organização, divulgação e ampliação de coletas externas. De
2003 a 2007, essas coletas correspondiam a, aproximadamente, 50% do estoque da
instituição. Entre 2008 e 2013, representavam 35% do estoque; e de 2014 a 2018,
14% do estoque. Por isso, a ideia de reformar a Unidade Móvel que não é só
importante para o aumento das coletas, ela tem um papel muito significativo na
divulgação do Hemocentro”, explicou a assistente social Tereza Paulique.
Segundo o diretor da TCCC, Roberto Jacomelli, a empresa atua
em Maringá desde maio de 1975 e tem inúmeras iniciativas nas áreas sociais da
cidade. A equipe constantemente avalia onde pode aprimorar, atualizar e manter
seu compromisso de oferecer não só transporte de qualidade mas apoiar a
comunidade. “Recentemente soubemos do destaque do Hemocentro de Maringá, que
atua com qualidade total e tem servido até mesmo outras regiões do Estado. Por
causa disso, precisa diariamente de, no mínimo, 50 doadores. Assim, é
fundamental atuar em coletas externas”, afirma Jacomelli.
Desta forma, a TCCC e o Hemocentro juntaram forças para
reformar ônibus e ampliar a capacidade de receber os doadores com conforto.
Afinal, "as pessoas que doam sangue salvam vidas, por isso, merecem ser
atendidas da melhor maneira possível", finaliza Tereza Paulique.
Contato para a matéria e mais informações: (44) 99102-2807; (44) 99714-4243; ou (44) 3011 - 9318.
Comentários
Postar um comentário