Personagem da Semana - “Tenho amor pelo o que eu faço”

Foi no ano de 1991 que Luzia André Evangelista começou a trabalhar na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Por lá, ela ficou durante dois anos, como zeladora. Em seguida, veio para o Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), onde está até hoje, 25 anos depois. Luzia me conta que foi uma mudança boa. Aqui, o trabalho que desempenha como auxiliar de cozinha é mais ‘leve’. 

Luzia André Evangelista trabalha há 25 anos no HUM
Foto: Fernanda Fukushima
É no refeitório do HUM que Luzia distribui comida para os funcionários. Antes, ela fazia o trabalho pelos corredores, copa e cozinha. Agora, por questões de saúde, ela se restringiu a copa. “É uma correria, mas é o que eu gosto”, afirma Luzia. Ela começa a entregar as refeições do café da manhã às 7h30, no refeitório, e, logo depois, serve o almoço, no mesmo lugar. Quando fica o dia todo, distribui também o café da tarde e jantar. 

A servidora me conta que, quando ela ingressou no Hospital, em 1993, havia cerca de 10 pacientes. Agora, o número é bem maior. No entanto, os funcionários não aumentaram: “uma desvantagem foi que a cozinha continuou pequena, nós que trabalhamos nesse ambiente continuamos no mesmo lugar”. 

A relação de Luzia com os colegas é boa. Ela conta que eles são bem extrovertidos e estão há bastante tempo trabalhando juntos, já que, não há uma rotatividade grande da equipe da cozinha. “Cada um tem uma história”, afirma Luzia, “eu tenho amor pelo o que eu faço e quero que tudo saia certo”. 

Ela conta que há alguns pacientes que marcam muito, já que ficam aqui no hospital por muito tempo e criam vínculos. Luzia até fala que uns viraram amigos para a vida toda. Conversando sobre esse assunto, a servidora começa a dizer o quanto precisa desapegar do Hospital, pois, daqui dois meses, ela não estará trabalhando no HUM, vai aposentar. 

“Eu saio daqui do hospital mais humana, mais emotiva e ciente do meu comprometimento enquanto profissional”, afirma Luzia. “Esse convite de participar do Personagem da Semana, fez me sentir muito bem, valorizada. Eu percebi que sou importante para o Hospital”. Eu te garanto Luzia, que você está certa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Inscrições para Residência Multiprofissional no HUM iniciam na próxima semana

HUM terá mais 10 leitos obstétricos e deve dobrar número de partos realizados

Solenidade forma 19 médicos residentes do Hospital Universitário