Personagem da Semana - “Quero contribuir para o HUM crescer”

Solange Cardoso Martins se dedica, desde 1993, ao Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM). No último dia 18, completou 25 anos de serviços prestados e ela não poderia estar mais feliz. Solange está comemorando de uma forma especial: ela foi convidada a assumir a diretoria de Análises Clínicas e Farmácia Hospitalar do HUM. 

Solange Cardoso Martins
Foto: Fernanda Fukushima


Chamei a Solange para bater um papo sobre a história dela na instituição. Ela me conta que começou desde cedo na graduação. Formada em bioquímica, pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), sempre sonhou em trabalhar aqui no hospital. “Minha vida se formou no HUM, formei minha família aqui. Trabalho com o meu sonho e tenho ótimas experiências nesse lugar”. 

Solange entrou em 1993 no Hemocentro, que é anexo ao HUM, e, em 1994, assumiu a chefia por dois anos. “Essa era minha rotina”, afirma a bioquímica. Ela conta que do Hemocentro, veio para o laboratório de análises clínicas do Hospital. “Eu vi o laboratório crescer e tive o prazer de traçar essa trajetória junto com pessoas que, hoje, considero amigos”. 

Entre o período de 2015 a 2018, Solange assumiu a Gestão de Controle da Qualidade. Agora, nessa nova fase como diretora, ela fala que está tudo um tanto quanto corrido. A bioquímica ainda está passando por uma fase de adaptação. “Eu divido meu trabalho com a minha casa e as filhas”. Brinca que, antes, era ‘mãetorista’. Agora, tem que reorganizar toda a rotina. 

“Estou lisonjeada com a confiança e feliz com essa forma de reconhecimento”, Solange me conta. “Acredito que será um grande desafio e responsabilidade e, estou estimulada em ver o HUM avançando, sempre para frente”. Ela ressalta que quer contribuir para o Hospital crescer. 

Perguntei o que mais vai sentir saudade no dia a dia do laboratório e a bioquímica respondeu “da rotina, do plantão e da realização dos exames”. Para alguém que tem tanta história com o HUM, o vínculo vai ainda mais longe.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Inscrições para Residência Multiprofissional no HUM iniciam na próxima semana

HUM terá mais 10 leitos obstétricos e deve dobrar número de partos realizados

Tomam posse novo diretor clínico e membros da comissão de ética médica do HUM