Personagem da Semana - Artista dos tecidos

Joana Silvestre Vasconcelos é uma artista dos tecidos. Aos 52 anos, trabalha como costureira no Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM). Aqui, ela está há 28 anos. Entrou em 18 de setembro de 1990 em um concurso para confecção de roupas. Conta que a sua reação quando soube que ia trabalhar no hospital foi de “nossa” brinca sorrindo. 

Joana Vasconcelos, há 28 anos trabalhando no HUM
Foto: Fernanda Fukushima

“Foi uma questão de adequação. Antes, eu não trabalhava nesse ramo tão específico. Aqui, faço peças que os pacientes utilizam. São pijamas, lençóis e conjuntos, além dos consertos”. Joana, junto com suas colegas de trabalho, que ela faz questão de nomear: Inês, Salete e Edinele, fazem, em média, 40 lençóis por dia e 20 conjuntos de roupas para pacientes do HUM.. “Fazemos um pouco de cada coisa, temos muita variedade de trabalho”, afirma a costureira. 

Joana conta que o HUM cresceu muito. “Quando entramos a quantidade de peças era pouca, muito diferente de agora. O trabalho aumentou bastante e a gente não dá conta da costura”. Apesar disso, ela dia que, adora trabalhar aqui e que, quando está no HUM, o tempo passa que nem vê. 

O ambiente de trabalho da servidora é muito calmo. Ela explica que é necessário muita concentração na hora de costurar. “Não consigo costurar e conversar, é preciso ter muita atenção na hora do trabalho, por isso não falamos tanto”. Até brinca dizendo que, em decorrência disso, não há muitas brigas entre as meninas, “temos as horas certas de conversa, como quando tomamos um cafézinho, por exemplo”. 

A costureira ficou radiante quando perguntei como ela se sentiu em ser lembrada pela comunidade interna do hospital e disse que nunca ficou tão feliz. Que bom, Joana!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Inscrições para Residência Multiprofissional no HUM iniciam na próxima semana

HUM terá mais 10 leitos obstétricos e deve dobrar número de partos realizados

Solenidade forma 19 médicos residentes do Hospital Universitário