Evento capacita estudantes para atendimento de mulheres vítimas de violência

A ginecologista e professora da UEM, Jovita Matarezzi, foi uma das palestrantes do evento
Foto: José Roberto Garcia


Nesta quarta-feira (27), alunos e residentes do Departamento de Medicina, da Universidade Estadual de Maringá (DMD/UEM), que atuam no Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), participaram de um evento sobre protocolos que regulam o atendimento a mulheres vítimas de violência. O treinamento ocorreu no período manhã e reuniu vários palestrantes, no auditório do HUM.

A iniciativa tinha como objetivo instrumentalizar os alunos e residentes da Ginecologia e Obstetrícia (GO) e da Pediatria, em relação ao protocolo de atendimento às vítimas de violência que devem ser adotados no HUM. Participaram residentes destas duas áreas, além dos internos do quinto e sexto ano de Medicina da UEM.

As palestras foram ministradas por diferentes profissionais: a ginecologista Jovita Matarezzi e o médico Fernando Barros, ambos docentes do DMD/UEM; a psicóloga da Delegacia da Mulher, Célia Regina Cortellete; a delegada do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente (Nucria), Karen Friderich Nascimento; e a coordenadora do Setor de Vigilância Epidemiológica (NVE), do HUM, a pediatra Odete Antunes de Oliveira.

“Foram abordados temas como o fluxo de encaminhamento de exames, a questão da perícia envolvendo a violência, dentre outros assuntos”, informou uma das organizadoras do evento, a enfermeira do NVE do HUM, Hellen Carla Rickli. Ela ainda destacou que esse é o primeiro evento de muitos outros que já estão programados para divulgar os protocolos de apoio às mulheres vítimas de violência. O evento ainda contou com a presença de representantes do Instituto Médico Legal de Maringá.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Inscrições para Residência Multiprofissional no HUM iniciam na próxima semana

HUM terá mais 10 leitos obstétricos e deve dobrar número de partos realizados

Tomam posse novo diretor clínico e membros da comissão de ética médica do HUM