Projeto Sorrir com Saúde promove concurso cultural



O Projeto Sorrir com Saúde, do Departamento de Odontologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM), promove o 3° Concurso Cultural. Este ano, a temática é “Saúde Bucal e a importância do uso do fio dental”. O objetivo estimular práticas saudáveis nas famílias dos alunos do ensino fundamental. 

Em 2017, a proposta foi a produção de um desenho e uma redação com o tema “A importância da saúde bucal no meu dia a dia”; em 2018, a garotada foi estimulada a fazer um desenho e uma frase sobre a "Família sorridente".

Em 2019, vão participar os estudantes de 6 a 12 anos matriculados no período vespertino, na Escola Darci A. Pereira Mochi, no município de Sarandi; e os estudantes de 5 a 14 anos, do período matutino, da Escola Pedro Françozo em Paiçandu.

A iniciativa será realizada em três etapas. Primeiramente, a equipe do Projeto vai realizar atividades de contação de uma história. O enredo envolve duas crianças que, apesar de irmãs gêmeas, cada uma teve uma história diferente em relação aos cuidados de saúde. Uma delas manteve todos os dentes até a idade avançada e a outra, pelo contrário, perdeu todos os dentes e precisou gastar muito dinheiro para tratar as doenças bucais, até colocar uma dentadura. “Esta história será contada e discutida pelos membros do projeto em sala de aula para estimular a participação dos alunos no concurso e para que eles possam conversar sobre o tema com suas famílias”, explica a coordenadora do Sorrir com Saúde, professora Mitsue Fujimaki.

Na segunda etapa, os alunos até o segundo ano deverão realizar um desenho e as crianças maiores (terceiro ao quinto ano) vão elaborar uma pergunta e uma resposta sobre a temática "Saúde Bucal e a importância sobre o uso do fio dental".

Julgamento - Essa produção será avaliada por uma Comissão, composta por membros do projeto, das escolas envolvidas, da comunidade e da área da saúde para a escolha dos três melhores desenhos e das três melhores perguntas e respostas. Os critérios serão: melhor conteúdo e criatividade. Será estabelecida uma nota de 0 a 10. As melhores pontuações ganham a competição.

“Paralelamente ao concurso dos alunos, os professores também serão convidados a participar, estimulando os estudantes à escovação durante a permanência na escola, e também serão premiados. A nossa proposta é enfatizar a importância de se obter e manter hábitos saudáveis desde a infância, incluindo o uso de fio dental, mostrar aos alunos e suas famílias o impacto que a saúde bucal exerce no dia a dia, influenciando diretamente no bem estar em todas as fases da vida”, explicou a professora Mitsue.

As atividades do concurso acontecem no dia 13 de agosto, em Sarandi, e no dia 14, em Paiçandu. A premiação ocorrerá no dia 24 e 25 de setembro, nos municípios.

Equipe - Participam desta iniciativa residentes do Programa de Residência em Saúde Coletiva e da Família da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Thais Akemi Sako, Frida Budach, Gabriela dos Santos Ribeiro Rocha e Márcia Cristina da Silva; as bolsistas do Programa Universidade Sem Fronteiras Anne Cristina Moreira Dal Pra e Sabrina Noguti Silva; e a acadêmica de Estatística Angélica Nascimento dos Santos. Na equipe ainda estão profissionais da saúde bucal do município de Sarandi, Alessandra Vargas Rezende Bonilha, Angélica Watanabe, Naiade Lanziani Janeiro; as agentes de saúde bucal Lindinalva da Silva Alves Moreira e Angela Cruz de Moraes; e as técnicas de saúde bucal Marli Araujo de Brito e Margarida Ferreira dos Anjos. O grupo é apoiado pela diretora Adriana Junqueira Arnaldo Flausino, da escola de Sarandi. Em Paiçandu, a dentista Mirlene Ventura Lacerda e a estagiária Gabriela Uliana Rodrigues Caetano participarão das atividades, com o apoio da diretora Janice Fornazza, da Escola Municipal Pedro Françozo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Inscrições para Residência Multiprofissional no HUM iniciam na próxima semana

HUM terá mais 10 leitos obstétricos e deve dobrar número de partos realizados

Solenidade forma 19 médicos residentes do Hospital Universitário