Voluntariado do HUM dá apoio à disciplina interprofissional da UEM



O grupo Abraço Quentinho, que atua de forma voluntária no Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), participou, nesta quinta-feira (6), de uma das aulas da disciplina de Atenção em Saúde, que é oferecida aos alunos dos cursos da área Saúde da Universidade Estadual de Maringá (UEM).  A organização do encontro, que ocorreu na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Conjunto Requião, ficou a cargo do professor Edson Arpini Miguel e da assistente social Márcia Liberatti, que fazem parte da Assessoria de Ensino, Pesquisa e Extensão do HUM (Depe).

A disciplina tem caráter interprofissional e é oferecida utilizando a estratégia pedagógica da metodologia ativa, que se preocupa em fazer com que os estudantes vivenciem questões que vão além do aspecto cognitivo. “Procuramos discutir o lado afetivo, humano com objetivo de formar os estudantes pensando na comunidade”, explicou Arpini Miguel.

A coordenadora do projeto Abraço Quentinho, Cassilda Gasparin, falou um pouco sobre o trabalho do grupo em que atua, enquanto Márcia Liberatti, da Depe, explicou como é a dinâmica que organiza os voluntários no Hospital Universitário.

Participaram da roda de conversa um grupo de gestantes atendidas na UBS e as enfermeiras responsáveis pelo setor na unidade de saúde do Requião. A atividade foi encerrada com um café da tarde.


Festa – Depois do encontro com a comunidade, a voluntária Cassilda Gasparin foi até a sede da Associação dos Amigos do Hospital Universitário (AAHU), onde foi realizada a festa junina do Abraço Quentinho. A confraternização contou com guloseimas típicas e teve direito a decoração especial.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Inscrições para Residência Multiprofissional no HUM iniciam na próxima semana

HUM terá mais 10 leitos obstétricos e deve dobrar número de partos realizados

Solenidade forma 19 médicos residentes do Hospital Universitário