Equipe debate capacitação no HUM



A tarde da última quarta-feira (15) marcou o início do planejamento da Assessoria de Ensino, Pesquisa e Extensão, do Hospital Universitário Regional de Maringá (Depe/HUM). Na pauta, um debate sobre a capacitação dos servidores da instituição.

Segundo a superintendente do HUM, Elisabete Mitiko Kobayashi, esse primeiro evento da Depe, em 2020, teve como foco o tema Educação Permanente. “Nos reunimos para discutir o trabalho a ser desenvolvido na capacitação interna, com metodologias ativas, e também para debatermos alguns aspectos de gestão de processos do Hospital, por meio da análise de indicadores”, explicou a doutora.

O evento reuniu representantes do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NVE), do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), do Núcleo Interno de Regulação (NIR), entre outros setores. Participaram, ainda, representantes das diferentes diretorias do Hospital, além da coordenadora da Educação Permanente da 15ª Regional de Saúde, Greicy Cezar do Amaral, e a coordenadora do curso de Enfermagem, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Jacqueline Aquiles.

Greicy Amaral promoveu uma oficina de metodologias ativas durante o encontro. O objetivo foi criar um espaço estratégico de discussão sobre a política nacional de educação permanente em saúde e desenvolvimento dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS). Esta prevê a integração do serviço com espaços colegiados, isto é, prevê a articulação das áreas técnicas, de ensino e de captação de recursos para o desenvolvimento de ações em educação permanente.

“Em resumo, a oficina teve o propósito de possibilitar uma mudança nos modos de ensinar e aprender, proporcionando a formação de sujeitos críticos-reflexivos, propositivos. Nosso foco foi promover o diálogo e a integração entre serviço, ensino e comunidade, incentivando a democratização dos espaços de ação, a transformação das práticas e dos processos de trabalho, tendo como centro de atenção o usuário do HUM”, explicou a enfermeira da 15ª Regional.

A diretora médica do HUM, Daniela Álvares Matsumoto, disse que a iniciativa mostra que o HUM está “investindo no seu capital humano, oferecendo educação permanente mais ativa. Esse processo permite descobrir e aproveitar talentos escondidos em nosso serviço. Com isso, vamos ter oportunidade de prestar, cada vez mais, serviços de excelência na assistência, ensino e pesquisa".

Para a enfermeira do HUM, Mariluci Labegalini, a participação na reunião de planejamento da Depe foi um importante espaço dado para o diálogo, trocas de experiências e de informações relevantes sobre a Instituição de forma objetiva. “Nos fez compreender que podem haver mudanças e melhoria institucional, baseadas nas análises dos processos de trabalho e dos problemas cotidianos. Conversando, nos damos conta dos desafios que precisamos enfrentar e temos oportunidade de concretizar a integração dos profissionais técnicos, docentes, discentes, além de articular os serviços de saúde com ensino e com a realidade da nossa comunidade. Enfim, essa reunião é sinal de que o HUM está inovando”, elogiou a servidora.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Inscrições para Residência Multiprofissional no HUM iniciam na próxima semana

HUM terá mais 10 leitos obstétricos e deve dobrar número de partos realizados

Tomam posse novo diretor clínico e membros da comissão de ética médica do HUM