Nota de Esclarecimento

O Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) vem por meio deste comunicado esclarecer que o áudio que circula em grupos de aplicativo de mensagens não foi divulgado por nenhum membro da diretoria do hospital, pois  não comentamos o cenário que se encontram outras instituições e nem divulgamos notícias de maneira informal.

É lamentável que circulem informações incorretas, pontuais ou isoladas em uma situação de crise, que afeta toda a população brasileira, promovendo o pânico e a desconfiança, quando são necessárias medidas de esclarecimento e orientação.

Estamos vivendo um contexto de epidemia grave, que gera grandes dificuldades para todos. É compromisso, portanto, de todos os profissionais, e principalmente os da saúde, não estimular o sentimento de pânico entre a população, mas, sim assegurar a prestação de informações verdadeiras.

O HUM permanece à disposição das autoridades municipais e estaduais para os esclarecimentos necessários. E, ao mesmo tempo, sempre buscará as medidas cabíveis para coibir a desinformação e cobrará de todos um comportamento ético e responsável.

Pedimos a população que não compartilhem tais notícias sem que antes haja veracidade do fato, assim evitando que seja causado pânico coletivo desnecessário.

Ressaltamos que o HUM é um dos hospitais de referência para o atendimento de casos graves do novo Coronavírus, garantindo que a população tenha acesso à assistência, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) e segue todas as orientações do Ministério da Saúde e as recomendações da Organização Mundial da Saúde.

Todas as informações sobre atendimentos realizados que dizem respeito à Covid-19 são repassadas diariamente aos órgãos oficiais da Prefeitura Municipal de Maringá com objetivo de uniformizar os dados e informações à população sobre recuperações, novos casos, óbitos, leitos disponíveis e ocupados, sempre observando a transparência e seriedade que a situação merece. Qualquer informação oficial e segura sobre Covid-19 pode ser obtida por meio dos canais de comunicação da Prefeitura de Maringá que são atualizadas diariamente.

Aproveitamos a oportunidade para reforçar a toda população sobre a importância da prevenção como grande aliada no combate à atual pandemia. Use máscara, higienize suas mãos, mantenha uma distância segura, evite tocar nos olhos, no nariz ou na boca e cubra-os com o braço dobrado ou um lenço ao tossir. Fique em casa se você se sentir indisposto e procure atendimento médico se tiver febre, tosse e dificuldade para respirar.

Em caso de flagrante desrespeito às normas de combate ao Coronavírus e colocação de outras pessoas em risco a Prefeitura de Maringá possui o canal de comunicação pelo telefone 156 e também por meio do site http://geoproc.maringa.pr.gov.br:8081/sistema156/saude.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Inscrições para Residência Multiprofissional no HUM iniciam na próxima semana

HUM terá mais 10 leitos obstétricos e deve dobrar número de partos realizados

Tomam posse novo diretor clínico e membros da comissão de ética médica do HUM