UEM solicita à prefeitura Maringá vacinação dos acadêmicos da área de saúde

Na última semana o reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Julio Damasceno, juntamente com a superintendente do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), Elisabete Mitiko Kobayashi, tiveram uma reunião com o vice-prefeito, Edson Scabora, para solicitar que os acadêmicos dos cursos de Medicina, Farmácia, Enfermagem, Biomedicina e Odontologia, membros do corpo discente da UEM, sejam inclusos no Calendário de Vacinação da Covid-19.

O encontro aconteceu na prefeitura municipal e também contou com a presença dos diretores do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UEM), Miguel Machinski Junior e Priscila Garcia Marques, além do secretário de saúde municipal, Marcelo Puzzi. 

A solicitação apresentada está fundamentada no informe técnico distribuído pelo Ministério da Saúde, publicado no dia 18 de janeiro no qual menciona que os acadêmicos da saúde e estagiários da área hospitalar e atenção básica também sejam contemplados. Verifica-se, ainda, que são considerados grupos prioritários na estratégia de combate à Covid-19.


Damasceno ressalta que estes estudantes matriculados nos dois últimos anos dos cursos já foram autorizados a retornarem suas atividades presencialmente em setembro do ano passado. “A UEM é uma instituição que preza pela segurança de sua comunidade acadêmica em todos os sentidos. É de extrema importância que nossos alunos sejam imunizados o quanto antes para poderem desempenhar da melhor forma possível seus trabalhos tão importantes para a rede de saúde municipal e estadual”.

A superintendente do HUM destacou que o hospital é referência em atendimento à Covid-19 em toda região e é o único próprio para os cursos da área da saúde, contando inclusive com convênios com algumas instituições para cursos técnicos de enfermagem.  “Na área de atendimento geral, a demanda de pacientes permanece alta, e os estudantes são linha de frente. Por isso, solicitamos em reunião que considerem o HUM e os alunos como prioritários e estratégicos para o atendimento municipal e regional, pois eles são nossa força motriz. Saímos da reunião com uma expectativa positiva, com a notícia da chegada de novas doses de vacina até o dia 28 deste mês. Vamos aguardar efetivamente até essa data, esperando que a gestão municipal consiga atender nossa solicitação”. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hospital divulga editais de credenciamento para diversas áreas

Tomam posse novas diretoras do Hospital Universitário

Solenidade forma 19 médicos residentes do Hospital Universitário