Hemocentro de Maringá é o único serviço de hemoterapia público do Paraná com certificação ISO 9001


O Hemocentro Regional de Maringá, serviço de hemoterapia do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), confirmou recentemente a manutenção da certificação do seu Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) com base na Norma ISO 9001. A certificação foi realizada pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini, após a análise da auditoria externa realizada remotamente em fevereiro. A documentação de confirmação da recertificação só foi divulgada no final de abril, e o serviço atingiu 100% de conformidade. O Hemocentro é o único serviço de hemoterapia público até o momento a ser certificado no estado do Paraná.

Realizada anualmente, a auditoria examina o cumprimento das boas práticas determinadas na gestão da qualidade da instituição.  O processo foi acompanhado por TatianaTakahashi Higa e Sandra Schiller, membros da equipe de qualidade e por  Márcia Momesso, diretora do Hemocentro.

A primeira certificação foi concedida à instituição em 2011, data em que o serviço modernizou os processos e readequou as rotinas para fornecer produtos e serviços capazes de atender às necessidades dos doadores e pacientes e aos requisitos legais vigentes. Nos anos seguintes, o foco da equipe de profissionais concentrou-se na análise de risco, em oportunidades de melhoria e alinhamento das estratégias.

A equipe de qualidade acredita que a auditoria remota foi uma boa alternativa para não descontinuar todo o processo, apesar de demandar um esforço maior no seu planejamento, necessitar de mais tempo para realizar upload e compartilhar arquivos, além de capturar imagens por diversos dispositivos. A experiência foi muito satisfatória e os profissionais conseguiram demonstrar e evidenciar todos os processos realizados. 

O auditor, Victor Murahovschi, em seu relatório ressaltou aspectos positivos que demonstram a efetiva manutenção do sistema de gestão, entre eles, o comprometimento de toda a equipe com as sistemáticas estabelecidas no SGQ, a análise crítica pela alta direção, a auditoria interna e o gerenciamento dos indicadores.  

“O nosso certificado completou 10 anos. Isso demonstra o cuidado e o comprometimento da equipe com o SGQ, maturidade da instituição em fornecer produtos e serviços melhores, com informações disponíveis e transparentes”, ressalta Márcia Momesso. Para ela, a manutenção da certificação principalmente num período tão difícil como a pandemia, com tantos desafios e mudanças tem um significado muito importante, pois evidencia que o Hemocentro está cumprindo o seu papel dentro da Hemorrede, seguindo ferramentas modernas, com o objetivo principal de prevenir falhas e atender sempre melhor toda população.

Há 28 anos, o Hemocentro presta assistência à rede de saúde na área de hematologia e hemoterapia, suprindo as necessidades de sangue, hemocomponentes e hemoderivados. Destaca-se pela inovação e pela qualidade de seus serviços, atuando em Maringá e na Macrorregião IV, que compreende 28 municípios da 15ª Regional de Saúde.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Inscrições para Residência Multiprofissional no HUM iniciam na próxima semana

HUM terá mais 10 leitos obstétricos e deve dobrar número de partos realizados

Solenidade forma 19 médicos residentes do Hospital Universitário