17 DE SETEMBRO - DIA MUNDIAL DA SEGURANÇA DO PACIENTE: CUIDADO MATERNO E NEONATAL SEGURO
Instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Dia Mundial de Segurança do Paciente é comemorado em 17 de setembro. O objetivo da data é conscientizar profissionais de saúde, gestores, pacientes e a sociedade civil sobre a necessidade da implementação das práticas de segurança dentro dos serviços de saúde.
Durante a prestação de cuidados à saúde podem ocorrer eventos adversos que afetam diretamente a saúde do paciente, além de acarretar em sofrimento àqueles que o acompanham – familiares e profissionais – e elevar consideravelmente o custo assistencial.
Desde 2019, preocupada em garantir a atenção global na questão da Segurança do Paciente, alertando e envolvendo as nações, na 72ª Assembleia Mundial da Saúde ficou estabelecido o dia 17 de setembro como o Dia Mundial da Segurança do Paciente. Este ano, a Organização Mundial de Saúde está focada no tema do Cuidado Materno e Neonatal Seguro, adotando o slogan “Aja em favor do Parto Seguro e Respeitoso”, e Organizações em todo o mundo vêm se comprometendo com a questão.
Em alusão à campanha deste ano, o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), convida toda comunidade hospitalar a usar a cor LARANJA em 17 de setembro - Dia Mundial da Segurança do Paciente.
Comentários
Postar um comentário