17 DE SETEMBRO - DIA MUNDIAL DA SEGURANÇA DO PACIENTE: CUIDADO MATERNO E NEONATAL SEGURO

 


Instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Dia Mundial de Segurança do Paciente é comemorado em 17 de setembro. O objetivo da data é conscientizar profissionais de saúde, gestores, pacientes e a sociedade civil sobre a necessidade da implementação das práticas de segurança dentro dos serviços de saúde.

Durante a prestação de cuidados à saúde podem ocorrer eventos adversos que afetam diretamente a saúde do paciente, além de acarretar em sofrimento àqueles que o acompanham – familiares e profissionais – e elevar consideravelmente o custo assistencial. 

Desde 2019, preocupada em garantir a atenção global na questão da Segurança do Paciente, alertando e envolvendo as nações, na 72ª Assembleia Mundial da Saúde ficou estabelecido o dia 17 de setembro como o Dia Mundial da Segurança do Paciente. Este ano, a Organização Mundial de Saúde está focada no tema do Cuidado Materno e Neonatal Seguro, adotando o slogan “Aja em favor do Parto Seguro e Respeitoso”, e Organizações em todo o mundo vêm se comprometendo com a questão.

Em alusão à campanha deste ano, o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), convida toda comunidade hospitalar a usar a cor LARANJA em 17 de setembro - Dia Mundial da Segurança do Paciente.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hospital divulga editais de credenciamento para diversas áreas

Tomam posse novas diretoras do Hospital Universitário

Solenidade forma 19 médicos residentes do Hospital Universitário