HUM é contemplado para integrar o Programa de Cuidados Paliativos no SUS

 


A partir desta semana, o Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) passa a fazer parte do Programa de Cuidados Paliativos do SUS - Atenção Hospitalar, Ambulatorial Especializada e Atenção Domiciliar. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria Estadual de Saúde (SESA), Ministério da Saúde, Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass) e Hospital Sírio-Libanês.

O HUM é o único hospital do Paraná selecionado para participar do programa que visa integrar a prática de cuidados paliativos em toda a rede de atenção à saúde (atenção básica, cuidados ambulatoriais, domiciliares e hospitalares) a pacientes e famílias do Sistema Único de Saúde (SUS) de forma a propiciar cuidados continuados integrados. 

Uma equipe multiprofissional do Hospital Sírio-Libanês esteve no HUM para iniciar o alinhamento do processo de implantação do programa e apresentar às etapas do projeto a equipe diretiva. Também estiverem presentes no encontro representantes da SESA, da 15º Regional de Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Setentrião Paranaense (CISAMUSEP) e diversos profissionais da área.

O Programa de Cuidados Paliativos no SUS possui cinco fases, sendo elas: diagnóstico; plano de ação; sensibilização e capacitação; implementação e monitoramento. Todo esse processo tem a duração prevista de 10 meses que será executado de maneira híbrida, alternando atividades e treinamentos online e presenciais. 


Cuidados paliativos

Pela definição da Organização Mundial da Saúde (OMS) é a abordagem que promove qualidade de vida de pacientes e seus familiares diante de doenças que ameaçam a continuidade da vida, por meio de prevenção e alívio do sofrimento através de identificação precoce, avaliação adequada e tratamento da dor e outros sintomas, sejam eles físicos, psicossociais ou espirituais. 

PROADI-SUS

O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde é uma forma alternativa para determinados hospitais fazerem jus à Certificação de Entidade Beneficente de Assistência Social em Saúde (CEBAS) através da transferência de sua expertise pela realização de projetos de educação, pesquisa, avaliação de tecnologias, gestão e assistência especializada voltados ao fortalecimento e à qualificação do SUS em todo o Brasil.

“É neste contexto que se materializa a importância do Hospital Universitário, com os seus eixos no Ensino, Pesquisa e Extensão, melhorando a assistência ao paciente e capilarizando os seu conhecimento na Rede de Atenção à Saúde (RAS). Temos a certeza de que este programa irá gerar frutos duradouros ao identificar o perfil de necessidade do paciente e mecanismos de atendimento que façam o acolhimento, trazendo uma melhor qualidade de vida a ele. Além do internamento hospitalar, este paciente terá o prolongamento dos cuidados pela equipe de atendimento domiciliar e ambulatorial, com os mesmos protocolos , garantindo a continuidade e qualidade no atendimento”, ressalta a superintendente do HUM, Elizabete  Mitiko Kobayashi


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hospital divulga editais de credenciamento para diversas áreas

Tomam posse novas diretoras do Hospital Universitário

Solenidade forma 19 médicos residentes do Hospital Universitário