Enfermagem do HUM inicia treinamentos para informatização de prontuários


A Diretoria de Enfermagem do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) iniciou essa semana o treinamento dos servidores para implantação do módulo de enfermagem do Sistema de Gestão da Assistência de Saúde do SUS (GSUS). A partir de agora os prontuários, que eram preenchidos manualmente, serão feitos eletronicamente.  A mudança foi possível graças à aquisição de computadores neste ano.

Este treinamento além de ser um tema muito importante para o avanço da enfermagem do HUM, representa um marco por se o primeiro feito presencialmente após o início da pandemia. “Quando estamos falando em prática profissional, estar reunido presencialmente favorece a interação e consequente melhoria na qualidade da informação, destaca Aline Moliterno, responsável pela Educação Permanente.

Os treinamentos são ministrados por Aline em conjunto com Lorenna Monteschio, coordenadora da divisão de internamento, que participou do processo de informatização do Hospital Universitário do Oeste do Paraná em Cascavel. Inicialmente são realizados encontros presenciais no auditório do HUM com turmas de aproximadamente 150 pessoas, e já estão previstas novas turmas para que seja possível treinar os 500 profissionais, além dos alunos que realizam estágio no hospital. 

O projeto de informatização inclui ainda a disponibilização de tutoriais gravados e treinamento em serviço, durante a utilização do sistema pela equipe no horário de trabalho.

“A gente ainda utilizava papel para os registros da enfermagem e precisávamos evoluir na informatização de nossas práticas, mas devido o grande quantitativo de servidores não tínhamos equipamentos suficientes para a implantação. Com a chegada de novos computadores foi possível solucionar o problema de equipamentos e agora vamos fazer nossos registros direto no sistema como os outros profissionais já fazem”, ressalta Aline.

A informatização do sistema vai aumentar a segurança dos pacientes, além de gerar diversos benefícios para o trabalho das equipes como economia de tempo, aumento na segurança e agilidade nas informações. 

A equipe de informática do HUM contribui com a implantação deste sistema, fazendo a habilitação do módulo de Enfermagem junto a Celepar, liberando o perfil de acesso ao GSUS, além de realizarem videoconferência com a Celepar mostrando os principais recursos e configurações a serem feitas para a equipe envolvida na implantação ter uma visão do que teriam e deveriam incluir e abordar nos treinamentos. Também foram os responsáveis por repassar informações e configurar alguns recursos do módulo. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Inscrições para Residência Multiprofissional no HUM iniciam na próxima semana

HUM terá mais 10 leitos obstétricos e deve dobrar número de partos realizados

Solenidade forma 19 médicos residentes do Hospital Universitário