Médicos do HUM realizam autópsia minimamente invasiva em vitimas da Covid-19



Uma equipe formada por médicos, residentes e estudantes de medicina iniciaram a implantação do projeto de serviço de Autópsia Minimamente Invasiva no Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) em pacientes vitimados pela Covid-19. Nesta técnica não é necessário a abertura do corpo, pois é possível a coleta de tecidos dos órgãos-alvos por meio de pequenas incisões na pele com uma agulha de punção. Ao todo foram realizados 48 procedimentos.

“Essa é uma modalidade de autópsia que possibilita a oportunidade de estudar com detalhes e analisar as alterações de uma doença como, por exemplo, a Covid-19, que levou e leva milhares de pacientes a morte. Ela também possibilita entender o óbito por diagnósticos que não foram muito bem esclarecidos em vida”, explica Ana Gabriela Strang, uma das médicas responsáveis pela iniciativa.

Para a implantação deste serviço, a médica conta que participou de um treinamento com uma equipe do professor Paulo Saldiva, da Universidade de São Paulo (USP) especializada e referência neste tipo de procedimento. Ela destaca que a modalidade já possui protocolos validados de eficiência semelhante a autópsia convencional. No Hum todos os procedimentos  foram realizados com o consentimento dos familiares.

Ana Gabriela destaca que a iniciativa faz parte de um projeto de pesquisa e os resultados serão publicados em meados deste ano. “Há poucas publicações feitas com essa técnica em pacientes com Covid-19. Os procedimentos foram realizados antes do período de vacinação e neste momento ninguém estava fazendo isso no sul do Brasil. É um marco para nossa faculdade de medicina. Além do ensino da graduação e pós-graduação poderemos também ensinar esta técnica para outras instituições, podemos, com os investimentos adequados nos tornar um centro de ensino e referência regional”.

O controle de qualidade das amostras coletadas foi feito no laboratório de patologia básica da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e confirmado pelo grupo de São Paulo. Este material pode ser usado para muitos estudos durante vários anos, aumentando o conhecimento sobre a evolução e como a doença se desenvolve. “Isso melhora a assistência ao paciente, pois ajuda na proposição, fundamentada, de novos tratamentos”, afirma Ana Gabriela. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Inscrições para Residência Multiprofissional no HUM iniciam na próxima semana

HUM terá mais 10 leitos obstétricos e deve dobrar número de partos realizados

Tomam posse novo diretor clínico e membros da comissão de ética médica do HUM