Após auditoria externa, Hemocentro mantém certificação de qualidade ISO 9001




A Fundação Vanzolini, gerida pelo departamento de Engenharia de Produção da Universidade de São Paulo (Poli-USP), fez a concessão da recertificação da ISO 9001:2015 ao Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) do Hemocentro Regional de Maringá, serviço de hemoterapia do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), ligados à Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Realizada anualmente, a auditoria examina o cumprimento das boas práticas de gestão dos serviços prestados pela instituição com base em uma série de critérios pré-estabelecidos. Após dois dias de visitas na unidade, o auditor Edilson Ebinger Garcia, aprovou as condições analisadas e recomendou a recertificação, conforme relatório final recebido no final do mês de abril. 

Segundo o diretor do Hemocentro, Gerson Zanusso Junior, a manutenção da certificação demonstra que todas as etapas dos processos permanecem sob controle e evidencia o comprometimento da instituição com a qualidade e segurança dos seus produtos e serviços.

A responsável técnica do Hemocentro e gestora da qualidade, Tatiana Takahashi Higa, destacou que o SGQ da instituição foi considerado bem desenvolvido pelo auditor. “Também foi relatado diversos pontos fortes da organização como comprometimento da diretoria e dos colaboradores, a sistemática de rastreabilidade, a competência dos servidores e a utilização de um sistema de informação e automação integrando equipamentos laboratoriais, de coleta, e de triagem de fracionamento”.

Foram analisados na auditoria todos os processos da instituição, como a captação, a recepção, o cadastro e a triagem de doadores, além da coleta de sangue, aférese, processamento, estoque e distribuição de hemocomponentes, controle de qualidade de hemocomponentes, exames sorológicos de doadores e pacientes, hemostasia, atendimento ambulatorial, processos de apoio (suprimentos e serviços), equipamentos, gestão de pessoas e tecnologia da informação.


ISO 9001

A certificação propõe requisitos que aperfeiçoam o sistema de gestão de qualidade aprimorando os processos de forma geral da organização. Portanto, ela incentiva a melhora crescente das instituições. O Hemocentro foi o primeiro Serviço de Hemoterapia da Rede Pública do Estado do Paraná a obter a certificação, permanecendo, até o momento, o único. A primeira certificação foi concedida em 2011, data em que o serviço modernizou os processos e readequou as rotinas para fornecer produtos e serviços capazes de atender às necessidades dos doadores e pacientes e aos requisitos legais vigentes.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hospital tem vagas abertas para profissionais de saúde credenciados

Hospital divulga editais de credenciamento para diversas áreas

Tomam posse novas diretoras do Hospital Universitário