Bibliotecária do HUM participa do primeiro livro sobre preservação digital do Brasil


O livro “Temas de pesquisa em preservação digital”, lançado recentemente pela Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital (Rede Cariniana) do Instituo Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), contou com a participação da bibliotecária, Cicilia Conceição de Maria, da biblioteca setorial do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM).

Ela escreveu, em parceria com outros autores, o capítulo IX que fala sobre a preservação digital de dados pessoais. Segundo Cicilia o livro é uma reflexão de como garantir o acesso continuado a longo prazo dos conteúdos científicos armazenados digitalmente no Brasil. Bem como, se dá a identificação dos procedimentos de aquisição, processamento, gestão, armazenamento entre outros.

Além de servir para os profissionais como bibliotecários, arquivistas, museólogos entre outros, que  precisam  conhecer  e  utilizar  as  variadas  técnicas existentes para a preservação do objeto digital,  a obra, escrita por pesquisadores do Grupo de Pesquisa Dríade, é direcionada ainda para estudiosos  que  precisam solidificar suas pesquisas  em novos formatos digitais.

“Participar desse momento sobre a reflexão acerca da preservação digital foi essencialmente especial para nossa Universidade. Esse livro reflete a importância do tema em nossas instituições. Quantos de nós há 5 anos atrás, obtivemos um artigo bacana e de repente você volta no mesmo site e encontra uma mensagem de erro. Assim, é  com muita alegria que observo esse momento histórico do IBICT”, destaca Cicilia. 

O livro pode ser acessado clicando aqui.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tomam posse novas diretoras do Hospital Universitário

HUM terá mais 10 leitos obstétricos e deve dobrar número de partos realizados

Solenidade forma 19 médicos residentes do Hospital Universitário