HUM atualiza sistema de gerenciamento para exames de imagem



O Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) realizou a modernização do sistema de execução, armazenamento e gestão dos exames de imagens (PACS) efetuados no setor de imaginologia do hospital, sendo essencial para o diagnóstico e prescrição de tratamentos para os pacientes internados.

A necessidade de atualização surgiu devido ao crescimento expressivo no número de atendimentos gerais realizados. O primeiro semestre deste ano registra um aumento de 15,7% no volume de atendimentos quando comparado com todo o ano de 2023. O HUM realiza radiografia, tomografia e ultrassonografia totalizando quase 35 mil exames de imagem entre janeiro e julho de 2024.

A assessora para ações de ciência e tecnologia em saúde, Heloisa Helena Machado, explica que desde 2021 buscava-se uma solução definitiva para atender à demanda. “Os estudos avançaram e, em abril deste ano, teve início o processo de atualização do sistema. Foi mantida a licença da empresa que já era responsável pelo PACS, contratado o suporte técnico 24 horas e  atualizações contínuas, e ainda o armazenamento dos arquivos de imagem em nuvem”.

A iniciativa proporciona o aumento da segurança e espaço do armazenamento de imagem, já considerando uma projeção de crescimento para os próximos 60 meses; agilidade no processo e atualização contínua; acessibilidade e uso de navegadores web, com a visualização de imagens disponível também para tablets e smartphones, possibilitando análise no atendimento a beira-leito.

Todo o processo foi realizado sem quaisquer prejuízo ao serviço de assistência e contou com o suporte da equipe de informática do HUM pelo servidor Marcos Paulino da Silva e do Núcleo de Processamentos de Dados da UEM, com o servidor Antônio da Silva Martins. A próxima etapa consiste no treinamento dos servidores da imaginologia (técnicos e médicos radiologistas) com conclusão prevista para setembro.

“A transformação digital do HUM está acontecendo de forma gradativa. A implantação de diferentes tecnologias e a modernização do parque tecnológico aumentam a agilidade dos processos, garantindo a melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados pelo HUM à população de Maringá e região e da qualidade de trabalho dos servidores do nosso hospital”, afirma Heloísa.


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