HUM inicia aplicação da vacina BCG em bebês recém-nascidos


O Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) iniciou hoje (22) a aplicação da vacina BCG em todos os recém-nascidos da unidade. A maternidade, que realiza em média 180 partos por mês, aplica o imunizante, que protege contra formas graves da tuberculose, antes da alta hospitalar.

A maternidade do HUM, que ampliou sua capacidade de atendimentos no início deste ano, é a maior com atendimento exclusivo pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de toda região noroeste do Estado, contando atualmente com 30 leitos. Em Maringá, apenas a Santa Casa também irá aplicar a vacina na maternidade.

A iniciativa atende a estratégia da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) para a implementação da vacina nas 24 maternidades de alto risco pertencentes ao Estado. No final de julho, os profissionais do setor materno-infantil do HUM receberam treinamento para poderem aplicar a vacina.  

"A vacinação será aplicada nos recém-nascidos com peso maior que 2 quilos. O imunizante deixará uma marquinha no braço e é importante destacar que não há a necessidade de medicamento ou curativo no local, pois trata-se de uma resposta esperada e normal", explica Lorenna  Monteschio, chefe de enfermagem materno-infantil. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hospital Universitário da UEM divulga vagas de credenciamento para diversas áreas

Hospital tem vagas abertas para profissionais de saúde credenciados

Hospital divulga editais de credenciamento para diversas áreas