Dia do Servidor Público movimenta comunidade do HU da UEM
Uma noite inesquecível para quem serve com carinho a população. É assim que será lembrado o evento do Dia do Servidor Público, realizado no Anfiteatro do Hospital Universitário (HU) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). A comemoração reuniu servidores ativos e aposentados, técnicos e docentes, que refletiram sobre o importante papel de quem serve à população diariamente.
O evento contou com a presença do reitor da UEM, Leandro Vanalli; da vice-reitora, Gisele Mendes; do pró-reitor de Recursos Humanos e Assuntos Comunitários da UEM, José Maria de Oliveira Marques; da superintendente do Hospital Universitário de Maringá, Cremilde Trindade Radovanovic. Também estiveram presentes a diretora de Análises Clínicas e Farmácia Hospitalar, Gisela Dalla Rosa; o diretor do Hemocentro, Gerson Zanusso Junior; o diretor Administrativo, José de Farias Pinto; a diretora de Enfermagem, Silvia Saalfeld; o diretor Médico, Enio Teixeira Molina Filho; o diretor de Orçamentos e Finanças, Hermes de Souza Barbosa; a diretora para Ensino, Pesquisa e Extensão, Gisleine Elisa Cavalcanti da Silva; e a diretora da Área de Qualidade e Assistência, Suelen Bernal, além de assessores, técnicos administrativos e professores. O músico Ricardo de Jesus fez apresentações de voz e violão em vários momentos, para abrilhantar o evento.
O reitor da UEM saudou a todos os presentes, lembrando do papel fundamental exercido pelos servidores públicos da área da saúde. “Nosso hospital é um lugar sagrado, pois têm vidas que cuidam de vidas. O servidor público é um representante do povo, e não existe serviço grátis, pois ele é pago pelo povo”, comentou Vanalli.
| Cremilde Radovanovic, superintendente do HU; Leandro Vanalli, reitor; Gisele Mendes, vice-reitora; e José Maria Marques, pró-reitor da PRH. |
A vice-reitora, Gisele Mendes, rememorou a criação do Dia do Servidor Público no Brasil. A data foi instaurada em 1943, durante o Estado Novo, a ditadura de Getúlio Vargas. “Antes, não existia, no Brasil, concurso público para o servidor, nem direitos sociais para os servidores. Muitos pensam que esses direitos são privilégios, mas são conquistas: a estabilidade, a promoção de carreira. Tudo isso foi implementado depois de muitas lutas”, avaliou.
A superintendente do Hospital lembrou dos servidores credenciados e terceirizados, que também exercem um papel fundamental ao oferecer serviços à comunidade. “Hoje é o nosso dia, independente dos contratos que nos regem, pois temos a mesma responsabilidade para com o público. O serviço público é mais do que um cargo, é um compromisso com a cidadania”, considerou Cremilde.
| Homenagens a servidores da ativa e aposentados deram o tom do evento, que reuniu a administração do Hospital e da UEM nesta segunda (28). |
O pró-reitor de Recursos Humanos e Assuntos Comunitários chamou a atenção para situações que podem ocorrer com os servidores: devido ao fato de estarem regidos por normas burocráticas, que garantem o funcionamento e a lisura de processos no interior da administração estatal, o servidor muitas vezes é taxado como alguém que “não quer fazer seu trabalho”. “Nós somos regidos por essas normas, que nós não inventamos e temos de seguir. Isso às vezes causa frustração em quem não consegue ser atendido, e o servidor não é compreendido”, comentou Marques.
Homenagens
Servidores na ativa e aposentados receberam homenagens das diretorias do Hospital. Foram homenageados o farmacêutico Anderson Rodrigo Oliveira, da Diretoria de Análises Clínicas e Farmácia Hospitalar (DAF); o agente de segurança interno Marcio Aparecido Pupulin, da Diretoria Administrativa (DAI); a fisioterapeuta Andrea Herek, da Diretoria de Área de Área da Qualidade e Boas Práticas em Assistência (DAS); a técnica em enfermagem Silvana Aparecida dos Santos Nogueira, da Diretoria de Enfermagem (DEE); a bibliotecária Cicília Conceição de Maria, da Diretoria Especial para Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE); o motorista Jair de Souza, da Diretoria do Hemocentro (DHE); o médico Edvaldo Vieira de Campos, da Diretoria Médica (DME); a técnica administrativa Mileide Aparecida Gonçalves Guidini Dutra, da Diretoria de Orçamentos e Finanças (DOF); e a técnica em enfermagem Rosimeire Araújo Silva, da Superintendência do HU.
Os servidores de apoio também foram lembrados. Receberam as homenagens o técnico e radiologia Valdir Noveli, de Apoio à Assistência Direta; a auxiliar operacional Cleuza Maria da Silva Tourinho, do Apoio Operacional; o técnico administrativo Carlos Alberto Betinardi Pedro, do Apoio Administrativo. Receberam menções honrosas para credenciados a enfermeira Samira Goldberg Barbosa e, para voluntários, a enfermeira Ana Carolina Perazolo.
| Reitor da UEM, Leandro Vanalli, discursa durante evento do Dia do Servidor, no Auditório do HU. Reitor lembrou colaboração dos servidores da saúde na construção do SUS. |
Comentários
Postar um comentário