Hospital implanta base de dados inovadora para auxiliar profissionais e estudantes

Para proporcionar à população de Maringá e região um atendimento cada vez mais qualificado e eficiente, o Hospital Universitário (HU) da UEM adotou a plataforma internacional UpToDate, uma base de dados online que oferece informações médicas e atualizações técnicas na área da saúde. A plataforma funciona em inglês e é de propriedade da multinacional de soluções para saúde Wolters Kluwer Health, sediada na Pensilvânia, nos Estados Unidos.

A UpToDate começou a ser utilizada em setembro e foi adquirida com recursos da Comissão de Residência Médica (COREME), em parceria com o Hospital Universitário. A base de dados está sendo utilizada por servidores de todo o Hospital, além de estudantes dos cursos do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e residentes. No primeiro mês, já foi acessada quase 5 mil vezes para consultas de procedimentos e outras questões.

Os profissionais podem usar o UpToDate em toda a jornada do paciente, desde a admissão até a alta. É possível pesquisar tópicos sobre condições médicas e tratamentos, acessar gráficos e vídeos, procurar informações sobre medicamentos e compartilhar dados de educação para o paciente, promovendo a tomada de decisão atualizada nas melhores e mais atualizadas práticas e protocolos mundiais.

Para a superintendente do Hospital Universitário de Maringá, professora Cremilde Radovanovic, a integração da plataforma UpToDate no HU representa “uma estratégia inovadora para aprimorar o cuidado ao paciente”. “Essa ferramenta não só eleva a qualidade do atendimento, mas também se torna um recurso educativo essencial para alunos de graduação, residentes e profissionais da área da saúde. Ao enriquecer a formação desses indivíduos e promover o aprendizado contínuo, ela assegura que os profissionais de saúde estejam sempre atualizados, contribuindo significativamente para a melhoria da assistência ao paciente”, considerou.

Segundo a diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE) do HU, professora Gisleine Elisa Cavalcante da Silva, a plataforma é bastante utilizada por serviços de saúde de todo o mundo. A diretora explica que é possível confirmar, com o uso de literatura científica comprovada e publicada em revistas acadêmicas em língua inglesa, dosagens de medicamentos a serem administrados em pacientes, interação medicamentosa entre fármacos, além de informações que facilitam a tomada de decisão baseadas em evidências científicas.

“A aquisição dessa plataforma foi um ganho imenso para o Hospital. Além de tudo, vai contribuir com a formação dos estudantes, que vão utilizá-la para estudar”, considerou Gisleine.

Camila Bertão, farmacêutica do Hospital Universitário. Uso da plataforma melhorou bastante o cotidiano da profissional no HU.

Capacitação

A equipe profissional do Hospital já realizou uma série de treinamentos com servidores do HU para a utilização da UpToDate. Desde agosto, foram feitas seis capacitações online, duas para equipes multiprofissionais de enfermagem, duas para equipes médicas e outras duas para farmacêuticos.

A farmacêutica do HU Camila Bertão utiliza frequentemente a plataforma e considera que ela facilita bastante o trabalho de consulta. “Na farmácia clínica, assim como na medicina, nós utilizamos a medicina baseada em evidências como norteador das nossas decisões. O UpToDate vem de encontro ao nosso dia-a-dia como fonte de informação confiável, atualizada e baseada nos últimos estudos. No meu cotidiano na UTI, as patologias e medicações têm evolução constante e diária e o UpToDate é uma fonte que nos mantém atualizados e ajuda nas tomadas de decisão”, comenta.

Camila Bertão e equipe, na UTI Adulta do HUM.


Reportagem: Willian Fusaro.
Fotos: Documentação Científica e Audiovisual do HU/UEM.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hospital Universitário da UEM divulga vagas de credenciamento para diversas áreas

Hospital tem vagas abertas para profissionais de saúde credenciados

Hospital divulga editais de credenciamento para diversas áreas