Capacitação sobre terapia medicamentosa reúne equipes de enfermagem
Equipes de enfermagem do Hospital Universitário (HU) da UEM, docentes e estudantes participam, entre os dias 3 e 6 de dezembro, do curso “Terapia medicamentosa pela equipe de enfermagem do HUM”. O curso é uma promoção do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), em parceria com o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) e o Serviço de Terapia Infusional (SETI) e com apoio das diretorias de Enfermagem (DEE) e Análises Clínicas e Farmácia (DAF) do Hospital, além do Departamento de Enfermagem (DEN) da UEM.
Segundo a enfermeira Kelly Cristina Inoue, coordenadora do NSP, 185 inscritos, entre eles enfermeiros, docentes e alunos, são o foco do curso a ser realizado neste ano. Os profissionais e estudantes participam, na terça e quarta-feira, de um módulo teórico, seguido de módulo prático com os que realizarem a primeira etapa, na quinta e sexta-feira, quando serão divididos em seis turmas. O curso está sendo ministrado no Anfiteatro do Hospital Universitário.
Palestra sobre boas práticas de medicação para controle de infecções, com o enfermeiro Hilton Martinez (SCIH). |
“Temos implantado protocolos para melhoria dos serviços do Hospital. Este curso, neste ano, foca nos enfermeiros, mas vai focar em outros profissionais nos próximos, como médicos e farmacêuticos, por entendermos que a terapia medicamentosa também envolve os médicos, na fase da prescrição, e os farmacêuticos, na distribuição e farmácia. Tudo com abordagens diferenciadas e dinâmicas”, afirmou a enfermeira.
Na terça e quarta, os participantes conferem as palestras “Boas práticas de medicação para controle de infecções”, com o enfermeiro Hilton Martinez, do SCIH; “Interação medicamentosa e compatibilidade”, com Camila Sgarioni Bertão, da Farmácia Hospitalar (FHO); e “Medicação segura: o processo de terapia medicamentosa”, com Raquel Henriques, do SETI.
Público lota o Auditório do HUM durante evento, que se estende até a tarde desta sexta (6). |
Comentários
Postar um comentário