Estudantes da UEM e Reumatologia do HU ganham prêmios por trabalhos científicos
A equipe de Reumatologia do Hospital Universitário (HU) e estudantes de graduação e pós-graduação em cursos da área da Saúde da UEM receberam o Prêmio Acir Rashid, da Sociedade Paranaense de Reumatologia (SPR), pela apresentação de um trabalho científico e por um relato de caso. O resultado foi divulgado em 30 de novembro.
Dez autores, entre eles médicos e um enfermeiro do Hospital, estudantes de graduação de Medicina na UEM e alunos de pós-graduação, enviaram o artigo "Fraturas de Fêmur e Densitometria Óssea em Idosos no Paraná: Uma Análise Espaço-temporal (2010-2021)". O trabalho ficou em primeiro lugar na categoria “Artigo Científico”. A equipe de Reumatologia do HU também conquistou o segundo lugar por um relato de caso escrito pelo reumatologista Luiz Cracco.
Entre os participantes, o artigo sobre fraturas de fêmur em idosos é assinado por integrantes do Grupo de Estudos em Tecnologias Digitais e Geoprocessamento em Saúde (GETS), entre eles a estudante do Mestrado Profissional em Gestão, Tecnologia e Inovação em Urgência e Emergência (PROFURG) da UEM Julia Gabella, que também é médica generalista.
Equipe da Reumatologia e estudantes do CCS da UEM. Dois prêmios refletem a força do ensino aliado à pesquisa na Universidade e no Hospital. |
Julia explicou que o artigo faz parte de sua pesquisa de mestrado. “Mais do que um reconhecimento acadêmico, essa conquista reforça a importância do trabalho que nós estamos desenvolvendo, especialmente porque ele pode ajudar a criar políticas públicas voltadas para os idosos. Saber que o esforço da nossa equipe tem o potencial de trazer mais qualidade de vida para essa população me enche de orgulho e me motiva a seguir nessa caminhada com ainda mais dedicação”, definiu Julia.
O atual responsável pela Reumatologia e professor do Departamento de Medicina (DMD), Felipe Grizzo, foi um dos professores coordenadores, junto do enfermeiro e professor de Medicina Luciano de Andrade, o orientador da pós-graduanda Julia. A autoria ficou por conta de Julia, com a coautoria de Matheus Beltrame e Thais Achmann, estudantes de Medicina da UEM; William Costa, pós-graduando do Departamento de Ciências Morfológicas; e Iago Gualda, egresso de Medicina pela UEM.
Segundo lugar
O relato de caso “Hiperostose Esternocostoclavicular Erosiva com evolução oligossintomática atípica, uma variante da rara síndrome SAPHO e importante diagnóstico diferencial das Espondiloartrites” conquistou o segundo lugar, após análise da SPR. Segundo Luiz Cracco, preceptor voluntário do Serviço de Residência Médica da Reumatologia do HU da UEM, o relato foi classificado em segundo lugar pela SPR após a análise de uma banca avaliadora. Os relatos são enviados de forma anônima para Curitiba e a Sociedade de Reumatologia do estado divulga o resultado.
O caso foi discutido entre a equipe de Reumatologia do HU e a UEM. “Ficamos muito contentes com o segundo lugar. Sabemos como é difícil fazer uma medicina de ponta distante dos grandes centros. Essa tecnologia de ponta, à qual os pesquisadores dos grandes centros têm acesso, geralmente demora a chegar ao interior. Nós mostramos como é possível fazer reumatologia e medicina de qualidade também no interior”, ressaltou o reumatologista.
Segundo Cracco, o caso em questão foi de um paciente que permaneceu por duas décadas com a doença, buscando tratamento. “Até que este paciente chegou às nossas mãos. Conseguimos fazer o diagnóstico e isso serviu de base para o relato. Se fosse um diagnóstico simples, já teriam feito, o que mostra que estamos na vanguarda da reumatologia”, finalizou.
O prêmio
O prêmio Acir Rashid é concedido desde 2006 pela Sociedade Paranaense de Reumatologia e leva o nome do médico fundador da SPR e importante nome da reumatologia no Brasil. Rashid foi sócio-fundador da SPR, da qual foi o primeiro presidente, e também presidiu a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), entre 1972 e 1974.
Reportagem: Willian Fusaro
Fotos: Documentação Científica e Audiovisual do HU/UEM.
Comentários
Postar um comentário