Hemocentro da UEM mantém selo ISO 9001 há 14 anos
O Hemocentro do Hospital Universitário da UEM manteve a certificação da ISO 9001:2015, em reavaliação recente feita pela Fundação Vanzolini, certificadora de sistemas de gestão reconhecida pela competência técnica e imparcialidade. A ISO 9001 é uma norma internacional de qualidade que define requisitos para o Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) que ajuda instituições a melhorarem seus processos, produtos e serviços e, conseqüentemente, na redução de perdas e custos, o que traz melhoria contínua da eficiência operacional e satisfação de usuários.
Com a manutenção da certificação, o Hemocentro da UEM permanece desde 2011 como o único serviço de hemoterapia público no Estado a ter a ISO 9001. Segundo a bioquímica Márcia Momesso, responsável pela implantação da Qualidade no Hemocentro no ano de 2009, a ausência de não conformidades em uma auditoria externa é um sinal de que a organização está bem estruturada em termos de gestão da qualidade e está no caminho certo para manter e melhorar seus processos.
Os pontos fortes evidenciados no relatório da auditoria, segundo Tatiana Takahashi Higa, atual gestora da qualidade do Hemocentro, foi o envolvimento dos colaboradores no sistema de gestão da qualidade e o projeto inovador junto ao SAMU para realização de transfusões de sangue em pacientes graves no local da ocorrência, mesmo antes de serem encaminhados ao hospital.
Aumento de doadores voluntários
Nos últimos anos, o Hemocentro tem se destacado por suas iniciativas voltadas à melhoria contínua dos serviços prestados à comunidade. Antes da implantação de um sistema de gestão da qualidade, os indicadores revelavam que apenas cerca de 60% dos doadores eram voluntários, ou seja, doadores altruístas que se apresentavam espontaneamente para contribuir com a causa, mesmo sem vínculos com pacientes ou hospitais.
Essa realidade começou a mudar com a implementação de processos mais estruturados e eficientes, que visavam não apenas à otimização do atendimento, mas também à valorização do ato de doar sangue. Com foco na qualidade, a equipe do Hemocentro se dedicou a revisar e aprimorar cada etapa do processo de doação, desde a abordagem aos potenciais doadores até a experiência no atendimento.
Os resultados dessa transformação são notáveis. Atualmente, o Hemocentro alcançou a impressionante marca de aproximadamente 90% de doadores voluntários.
"Estamos extremamente satisfeitos com os resultados obtidos. A gestão da qualidade nos permitiu identificar áreas de melhoria e implementar ações que realmente fazem a diferença. O aumento no percentual de doadores voluntários é um reflexo do nosso compromisso em oferecer um serviço de excelência", afirma Márcia Momesso.
Com o sucesso da gestão da qualidade, o Hemocentro se posiciona como um exemplo de boas práticas e um modelo a ser seguido por outras instituições, demonstrando que, com comprometimento e planejamento, é possível transformar desafios em oportunidades e salvar vidas.
Para Gerson Zanusso Jr., diretor do Hemocentro da UEM, a manutenção do certificado é uma conquista significativa para o serviço. "Essa manutenção evidencia o compromisso de um serviço público de qualidade, que busca constantemente a melhoria de seus processos. Estamos há mais de uma década conquistando esta certificação, o que reflete a dedicação da nossa equipe em proporcionar a melhor satisfação aos nossos pacientes", enfatizou o diretor.
Zanusso destacou duas figuras fundamentais nesse percurso: Márcia Regina Momesso Neri Ferreira, a primeira Gestora da Qualidade do Hemocentro, cuja liderança foi essencial para o início do Sistema de Gestão da Qualidade, e Tatiana Takahashi Higa, a atual Gestora da Qualidade, que continua a impulsionar essas práticas. "Parabenizo ambas pelo empenho e contribuições com a nossa missão", finalizou o diretor.
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