Prêmio fortalece integração entre Odontologia da UEM e municípios da região
No dia 4 de julho, a comunidade que compõe o curso de Odontologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM) participou da “XI Oficina de Integração do Estágio Supervisionado do Curso de Odontologia da UEM” e do “1º Prêmio André Gasparetto de Atenção Odontológica do SUS”. O evento foi realizado no Auditório do Hospital Universitário (HU) e contou com representantes da área de Saúde Bucal dos municípios de Sarandi, Marialva e Maringá.
A oficina promoveu um espaço de troca de experiências e de avaliação conjunta das atividades desenvolvidas nos campos de estágio, favorecendo um olhar crítico e coletivo sobre os processos de formação clínica e humana dos futuros profissionais de Odontologia. Segundo a professora do curso de Odontologia e coordenadora de estágio Tânia Uchida, a oficina é fundamental para aproximar todos os envolvidos na formação dos estudantes, promovendo um diálogo que enriquece a prática acadêmica e profissional.
Prêmio André Gasparetto
Durante o evento, foi entregue o 1º Prêmio André Gasparetto de Atenção Odontológica no SUS. O prêmio foi criado para incentivar os acadêmicos a compartilharem suas experiências nos diversos cenários de prática, em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e escolas da região, com ênfase na problematização, trabalho em equipe, compreensão do contexto social, no acolhimento e no fortalecimento do vínculo com os usuários.
A premiação homenageia o professor André Gasparetto, egresso do Curso de Odontologia da UEM, Gasparetto tornou-se docente e traçou um caminho marcado pela defesa do SUS e pela dedicação à formação ética e humanizada na Odontologia.
Para a professora Mitsue Fujimaki, o evento fortalece parcerias entre os municípios e relembra o papel constitucional do SUS na formação de recursos humanos para o sistema de Saúde no país, além de refletir coletivamente sobre melhorias na formação e na atenção. “O estágio na rede de serviços do SUS em Maringá começou em 1994, ou seja, há mais de 30 anos. A parceria com o município de Marialva iniciou-se em 2007, há 18 anos, com a aprovação do Projeto Pró-Saúde da Odontologia da UEM, dentro do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde lançado em 2005”, explica a professora. Mais recentemente, há dois anos, salienta Mitsue, foi iniciada uma parceria com a Secretaria de Saúde de Sarandi, a partir de atividades educativas e curativas em crianças em ambiente escolar.
Participaram do evento o chefe de Departamento de Odontologia, Fabrício Monteiro de Castro Machado; o coordenador do curso, Hélio Terada; professores da área da Saúde Coletiva; os preceptores de campo de estágio no SUS em Maringá Eliana Miura, Ludmilla Manetti, Mirian Mitsunaga, Rosemary Meireles e Talita Alexandrino; a preceptora de Marialva, Carla Lacerda; e as preceptoras de Sarandi Alessandra Vargas Rezende Bonilha, Náiade Lanziani Janeiro e Daniele Ruggero da Costa. Também participou a gerente de saúde bucal do município de Maringá, Marisa Michelle Romeiro; a preceptora Carla Lacerda, representando a coordenadora de saúde bucal de Marialva, Geovana Martins; e a coordenadora de saúde bucal de Sarandi Nicoli Digiorgio.
Imagens: Documentação Científica e Audiovisual do HU/UEM.
Matéria disponível no site de Notícias da UEM.
Comentários
Postar um comentário