Prêmio fortalece integração entre Odontologia da UEM e municípios da região


No dia 4 de julho, a comunidade que compõe o curso de Odontologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM) participou da “XI Oficina de Integração do Estágio Supervisionado do Curso de Odontologia da UEM” e do “1º Prêmio André Gasparetto de Atenção Odontológica do SUS”. O evento foi realizado no Auditório do Hospital Universitário (HU) e contou com representantes da área de Saúde Bucal dos municípios de Sarandi, Marialva e Maringá.

A oficina promoveu um espaço de troca de experiências e de avaliação conjunta das atividades desenvolvidas nos campos de estágio, favorecendo um olhar crítico e coletivo sobre os processos de formação clínica e humana dos futuros profissionais de Odontologia. Segundo a professora do curso de Odontologia e coordenadora de estágio Tânia Uchida, a oficina é fundamental para aproximar todos os envolvidos na formação dos estudantes, promovendo um diálogo que enriquece a prática acadêmica e profissional.

Prêmio André Gasparetto

Durante o evento, foi entregue o 1º Prêmio André Gasparetto de Atenção Odontológica no SUS. O prêmio foi criado para incentivar os acadêmicos a compartilharem suas experiências nos diversos cenários de prática, em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e escolas da região, com ênfase na problematização, trabalho em equipe, compreensão do contexto social, no acolhimento e no fortalecimento do vínculo com os usuários. 

A premiação homenageia o professor André Gasparetto, egresso do Curso de Odontologia da UEM, Gasparetto tornou-se docente e traçou um caminho marcado pela defesa do SUS e pela dedicação à formação ética e humanizada na Odontologia.

Para a professora Mitsue Fujimaki, o evento fortalece parcerias entre os municípios e relembra o papel constitucional do SUS na formação de recursos humanos para o sistema de Saúde no país, além de refletir coletivamente sobre melhorias na formação e na atenção. “O estágio na rede de serviços do SUS em Maringá começou em 1994, ou seja, há mais de 30 anos. A parceria com o município de Marialva iniciou-se em 2007, há 18 anos, com a aprovação do Projeto Pró-Saúde da Odontologia da UEM, dentro do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde lançado em 2005”, explica a professora. Mais recentemente, há dois anos, salienta Mitsue, foi iniciada uma parceria com a Secretaria de Saúde de Sarandi, a partir de atividades educativas e curativas em crianças em ambiente escolar. 

Participaram do evento o chefe de Departamento de Odontologia, Fabrício Monteiro de Castro Machado; o coordenador do curso, Hélio Terada; professores da área da Saúde Coletiva; os preceptores de campo de estágio no SUS em Maringá Eliana Miura, Ludmilla Manetti, Mirian Mitsunaga, Rosemary Meireles e Talita Alexandrino; a preceptora de Marialva, Carla Lacerda; e as preceptoras de Sarandi Alessandra Vargas Rezende Bonilha, Náiade Lanziani Janeiro e Daniele Ruggero da Costa. Também participou a gerente de saúde bucal do município de Maringá, Marisa Michelle Romeiro; a preceptora Carla Lacerda, representando a coordenadora de saúde bucal de Marialva, Geovana Martins; e a coordenadora de saúde bucal de Sarandi Nicoli Digiorgio.

Imagens: Documentação Científica e Audiovisual do HU/UEM.
Matéria disponível no site de Notícias da UEM.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hospital tem vagas abertas para profissionais de saúde credenciados

Hospital divulga editais de credenciamento para diversas áreas

Tomam posse novas diretoras do Hospital Universitário