Hospital Universitário anuncia “Agosto Dourado” no mês da amamentação
No Dia Mundial do Aleitamento Materno (01/08), o Banco de Leite Humano (BLH) e o setor Materno-Infantil do Hospital Universitário (HU) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) anunciam um evento especial para celebrar o Agosto Dourado, mês dedicado à promoção da amamentação.
A “2ª Semana de Amamentação do Hospital Universitário Regional de Maringá: Amamentação e Sistemas de Apoio Sustentáveis” reunirá servidores técnicos, docentes e estudantes em palestras, rodas de conversa e outras atividades. O evento será realizado de 18 a 22 de agosto, coincidindo com a Semana Mundial da Amamentação, celebrada entre os dias 1º e 8 do mesmo mês. Interessados podem se inscrever por meio de um formulário Google.
Segundo a enfermeira Christyna Beatriz Genoves Tavares, coordenadora do BLH, o evento é voltado à comunidade interna do hospital e foi agendado para o retorno das aulas na UEM, após o recesso acadêmico, que termina no dia 18, a fim de viabilizar a participação dos estudantes. O painel decorado ficará exposto no corredor do Serviço de Atendimento da Rede de Escolarização Hospitalar (SAREH) durante toda a semana.
Hospital Amigo da Criança
Desde 2003, o Hospital Universitário da UEM é reconhecido como Hospital Amigo da Criança (HAC), título concedido pelo Ministério da Saúde a unidades que promovem, protegem e incentivam o aleitamento materno. O HUM foi o primeiro hospital de Maringá a conquistar esse selo, ao cumprir os 13 requisitos voltados ao cuidado com a mulher e o bebê, e ao sucesso do aleitamento.
Em 2024, a taxa de bebês prematuros que receberam exclusivamente leite materno no momento da alta hospitalar atingiu uma média de 95%, um índice considerado excelente, sobretudo porque a maioria dos recém-nascidos da UTI Neonatal do HUM são prematuros, com dificuldades iniciais para a amamentação direta no seio.
O aleitamento é uma das principais bandeiras da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), especialmente no que se refere à saúde e ao desenvolvimento de recém-nascidos prematuros.
Doações
O BLH atende, além da UTI Neonatal do HU, unidades da 15ª Regional de Saúde, como a Santa Casa de Maringá, Hospital Paraná e Hospital Bom Samaritano. A Santa Casa de Paranavaí, pertencente à 14ª Regional de Saúde, também recebe leite humano por meio do banco, mesmo sem dispor de uma unidade própria.
O BLH é uma referência para macrorregião Noroeste do Paraná, que abrange 115 municípios e beneficia anualmente cerca de mil bebês. A prioridade são os prematuros e de baixo peso que não sugam, internados emUTI.
Para doar, a mulher precisa ter leite excedente (sem comprometer a alimentação do próprio bebê) e estar em bom estado de saúde. Os agendamentos são feitos pelo WhatsApp: (44) 99900-4692. Sempre que possível, a equipe do BLH realiza a coleta diretamente na casa da doadora. Mulheres de cidades mais distantes podem procurar a secretaria de saúde local para providenciar o encaminhamento das doações ao BLH.
Serviço
Banco de Leite Humano do Hospital Universitário da UEM
WhatsApp: (44) 99900-4692.
Endereço: Rua Mandacaru, 1590 – Jardim Parque das Laranjeiras, Maringá.
Comentários
Postar um comentário