Hospital Universitário anuncia “Agosto Dourado” no mês da amamentação


No Dia Mundial do Aleitamento Materno (01/08), o  Banco de Leite Humano (BLH) e o setor Materno-Infantil do Hospital Universitário (HU) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) anunciam um evento especial para celebrar o Agosto Dourado, mês dedicado à promoção da amamentação.

A “2ª Semana de Amamentação do Hospital Universitário Regional de Maringá: Amamentação e Sistemas de Apoio Sustentáveis” reunirá servidores técnicos, docentes e estudantes em palestras, rodas de conversa e outras atividades. O evento será realizado de 18 a 22 de agosto, coincidindo com a Semana Mundial da Amamentação, celebrada entre os dias 1º e 8 do mesmo mês. Interessados podem se inscrever por meio de um formulário Google.

Segundo a enfermeira Christyna Beatriz Genoves Tavares, coordenadora do BLH, o evento é voltado à comunidade interna do hospital e foi agendado para o retorno das aulas na UEM, após o recesso acadêmico, que termina no dia 18, a fim de viabilizar a participação dos estudantes. O painel decorado ficará exposto no corredor do Serviço de Atendimento da Rede de Escolarização Hospitalar (SAREH) durante toda a semana.

Hospital Amigo da Criança

Desde 2003, o Hospital Universitário da UEM é reconhecido como Hospital Amigo da Criança (HAC), título concedido pelo Ministério da Saúde a unidades que promovem, protegem e incentivam o aleitamento materno. O HUM foi o primeiro hospital de Maringá a conquistar esse selo, ao cumprir os 13 requisitos voltados ao cuidado com a mulher e o bebê, e ao sucesso do aleitamento.

Em 2024, a taxa de bebês prematuros que receberam exclusivamente leite materno no momento da alta hospitalar atingiu uma média de 95%, um índice considerado excelente, sobretudo porque a maioria dos recém-nascidos da UTI Neonatal do HUM são prematuros, com dificuldades iniciais para a amamentação direta no seio.

O aleitamento é uma das principais bandeiras da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), especialmente no que se refere à saúde e ao desenvolvimento de recém-nascidos prematuros.

Doações

O BLH atende, além da UTI Neonatal do HU, unidades da 15ª Regional de Saúde, como a Santa Casa de Maringá, Hospital Paraná e Hospital Bom Samaritano. A Santa Casa de Paranavaí, pertencente à 14ª Regional de Saúde, também recebe leite humano por meio do banco, mesmo sem dispor de uma unidade própria. 

O BLH é uma referência para macrorregião Noroeste do Paraná,  que abrange 115 municípios e beneficia anualmente cerca de mil bebês. A prioridade são os prematuros e de baixo peso que não sugam, internados emUTI.

Para doar, a mulher precisa ter leite excedente (sem comprometer a alimentação do próprio bebê) e estar em bom estado de saúde. Os agendamentos são feitos pelo WhatsApp: (44) 99900-4692. Sempre que possível, a equipe do BLH realiza a coleta diretamente na casa da doadora. Mulheres de cidades mais distantes podem procurar a secretaria de saúde local para providenciar o encaminhamento das doações ao BLH.

Serviço

Banco de Leite Humano do Hospital Universitário da UEM
WhatsApp: (44) 99900-4692.
Endereço: Rua Mandacaru, 1590 – Jardim Parque das Laranjeiras, Maringá.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hospital tem vagas abertas para profissionais de saúde credenciados

Hospital divulga editais de credenciamento para diversas áreas

Tomam posse novas diretoras do Hospital Universitário